Compartilhe
13 de Outubro de 2017 – 04h59 horas / Repórter Diário

O caminhão E-Delivery – Emissão Zero, apresentado na quarta-feira (11) pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, no primeiro Volkswagen Truck & Bus Innovation Day, realizado em Hamburgo, na Alemanha, é o primeiro transporte de carga com 100% de tecnologia de tração elétrica, que preserva o meio ambiente pela emissão zero de poluentes e reduz o nível de ruído e os custos de manutenção.

 

A Eletra foi a parceira da MAN-Volkswagen neste projeto, responsável pelo powertrain de tração e integração dos sistemas. O caminhão E-Delivery é um projeto brasileiro que envolve toda a cadeia nacional de componentes. O motor elétrico e o inversor são da também brasileira WEG, uma multinacional com fábrica em vários países. Apenas as baterias não são produzidas no Brasil.

 

O caminhão tem autonomia de 100 a 200 km. O conjunto possui motor elétrico totalmente silencioso e produzido no Brasil, que gera potência nominal de 80 kW (cerca de 110 PS) e torque máximo de 493 Nm, alimentado por um banco de baterias de íons de Lítio de tração de 380 Volts com capacidade de 100Ah.

 

A bateria do E-Delivery tem um ciclo de vida de cinco anos e as recargas são feitas em média de três horas. Após este período de utilização, pode ser devolvida para a Volkswagen e será reutilizada em nobreaks por mais 25 anos. O conjunto elétrico possui ainda uma carga de oportunidade O próprio veículo conta ainda com um sistema de carga de oportunidade (recarga rápida), que dura 15 minutos e é feita com um carregador de menor potência.

 

No novo modelo, as baterias também são recarregadas nas frenagens por meio de um sistema conhecido como Kers, sigla em inglês para “sistema de recuperação de energia cinética”. Quando o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.


voltar