Compartilhe
24 de Outubro de 2014 – 05h27 horas / Automotive Business

Apesar da contração do mercado de veículos em 2014, a produção de pneus das empresas associadas à Anip, entidade que representa o setor, se manteve praticamente estável de janeiro a setembro de 2014 na comparação com igual intervalo do ano passado. Foram feitos no Brasil 51,9 milhões de unidades, contando com os volumes da nova associada da organização, a Dunlop, que iniciou a operação brasileira no fim de 2013.

O resultado, no entanto, não é avaliado de forma tão positiva. “É importante comparar com o que aconteceu em 2010, quando a Continental passou a produzir no país e a fabricação nacional deu um salto de +24%. A manutenção da produção no mesmo nível de 2013 com mais um fabricante revela estagnação da indústria nacional, que precisa de iniciativas dos governos para ampliar sua competitividade”, destacou em comunicado o presidente da Anip, Alberto Mayer. Para reverter este cenário a entidade defende a redução do Imposto de Importação para insumos que não são encontrados no mercado nacional, como borracha natural.

As vendas de pneus feitas às montadoras sofreram queda de 18,5%, para 14,3 milhões. O número negativo foi compensado pelo crescimento da oferta ao mercado de reposição, que teve alta de 10,4%, para atender ao crescimento da frota. Ainda assim, a Anip alerta que a importação de componentes continua afetando a indústria local. Segundo a entidade, os produtos trazidos do exterior tiveram participação de 40% no mercado local.


voltar