Programa Acidente Zero da Apisul atinge 64% de redução de acidentes
Compartilhe
11 de Junho de 2014 – 01h19 horas / Apisul

Após um ano de implantação na Atlas Transportes, o Programa Acidente Zero (PAZ) alcançou a marca de 64% de redução de acidentes nas estradas e 94,5% de redução de perdas financeiras. O projeto incluiu uma série de medidas que, somadas a conscientização dos motoristas, garantiram o sucesso da ação.


Foram aplicadas soluções como a adequação do perfil dos motoristas a cada carga, instalação de equipamento de telemetria Sighra, controle de viagem dentro das regras da empresa  e da lei 12.619/12;  monitoramento efetivo dos tempos de viagem e velocidade aplicada a cada trecho e treinamento e reciclagem dos motoristas.


O Brasil é um dos países com maior índice de acidentes em rodovias. Além de uma malha rodoviária de má qualidade, falta de sinalização e pavimentação, o setor de transporte conta com uma série de outros fatores que acabam contribuindo com um quadro negativo, como falta de controle das viagens, lead times inflexíveis, excessos de velocidade e perfis inadequados de motoristas. As consequências são evidenciadas diretamente no número de acidentes, gerando perdas financeiras, perda de produtividade, aumento do custo operacional, e o mais grave, a perda de vidas.


Diante deste cenário e da evidente necessidade de controle e redução destes índices, a área de Gerenciamento de Riscos do Grupo Apisul desenvolve projetos customizados na operação de cada cliente com foco na minimização de acidentes.  Atualmente, além do gerenciamento de risco focado no roubo de cargas, é imprescindível também uma gestão sobre o comportamento do motorista e velocidade aplicada a cada trajeto. O PAZ já levou a clientes como Patrus, Atlas, Translovato, entre outros, a adoção de medidas para reverter situações negativas.


voltar