Compartilhe
11 de Março de 2015 – 05h02 horas / CNT

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte lança uma nova ferramenta que fortalecerá o monitoramento dos resultados da iniciativa e colaborará na definição de estratégias para reduzir cada vez mais as emissões de poluentes no transporte rodoviário.

O SRI (Sistema Regional de Informações), desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), está disponível na internet para as 27 entidades parcerias do Programa. Por meio dele, cada federação terá acesso às informações do Despoluir nas regiões sob sua responsabilidade.

O banco de dados tem relatórios padrão e permite a consulta dos dados por meio de diversos filtros, que viabilizam pesquisas detalhadas dos resultados. Entre os registros que podem ser acessados estão, por exemplo, o total de aferições, a identificação dos técnicos responsáveis, a placa, o modelo e a montadora dos veículos aferidos, e se os ônibus e caminhões foram aprovados nas aferições.

O sistema também disponibiliza detalhes sobre o programa e um dicionário de variáveis, que traz explicações sobre termos técnicos utilizados no desenvolvimento do Despoluir. Os responsáveis regionais pela iniciativa também poderão apresentar sugestões para a disponibilização de novas ferramentas por meio do SRI.

Despoluir

O projeto, idealizado pela CNT e pelo Sest Senat, em vigor desde 2007, incentiva a incorporação de novas ações voltadas à redução dos impactos ambientais causados pela atividade transportadora. Uma das principais frentes são as avaliações veiculares, que analisam a opacidade da fumaça emitida por ônibus e caminhões para verificar se estão de acordo com os padrões estabelecidos por normas ambientais.

Quase 190 mil aferições válidas em 2014

Levantamento preliminar aponta que, no ano passado, 187,8 mil veículos foram aferidos por técnicos do Despoluir em todo o Brasil. Em média, a cada dez unidades analisadas, oito estavam de acordo com os padrões ambientalmente aceitos e receberam o Selo Despoluir. Nos outros casos, os proprietários foram orientados a adotarem providências para regularizar a situação. 

Foram mais de 11 mil empresas e de 12,7 mil caminhoneiros autônomos atendidos.

Verificação Veicular Ambiental

As aferições são executadas por técnicos especializados que atuam junto a entidades do setor transportador nos estados. A CNT e o Sest Senat disponibilizam, para as federações, unidades móveis de avaliação veicular com opacímetros e outros instrumentos necessários para analisar as emissões de poluentes.

O serviço é oferecido pelas Federações de transporte rodoviário, de carga e de autônomos. Outras informações podem ser obtidas junto à CNT, no telefone 0800 728 2891 ou no site do Programa. Clique aqui para saber mais.


voltar