Compartilhe
05 de Junho de 2018 – 16h34 horas / SEST SENAT

O número de mortes no trânsito do Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é de 42 mil pessoas por ano, o que deixa o país em 5º lugar no ranking das nações por óbitos dessa natureza. Além do índice elevado de mortes, há uma enorme quantidade de pessoas que ficam com algum trauma em decorrência de acidentes de trânsito. Essa realidade constitui significativa fonte de despesas na gestão da saúde pública brasileira e, para contorná-la, investir em prevenção é ainda a mais efetiva das políticas públicas.

 

O SEST SENAT, ao completar 25 anos, ciente da sua missão de promover a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do transporte, se mostra sensível a essa questão e inicia, em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte), mais uma etapa do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes. A iniciativa prevê a realização de ações de caráter preventivo e socioeducativo, de marketing social e de saúde e qualidade de vida, por meio de serviços oferecidos gratuitamente aos trabalhadores do setor em todo o país.

 

As equipes do SEST SENAT estão levando até esses profissionais orientação sobre práticas e hábitos que tornam o trânsito mais seguro, além de informações sobre os serviços oferecidos nas mais de 140 Unidades Operacionais em funcionamento. “A prevenção representa importante ato de gestão da saúde pública, tanto pela redução de gastos diretos no SUS (Sistema Único de Saúde) quanto pela redução das despesas indiretas com seguridade social e com as vítimas e seus familiares. A iniciativa da CNT e do SEST SENAT ofertará mais qualidade de vida aos trabalhadores, bem como contribuirá para um trânsito mais seguro”, explica o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Clésio Andrade.

 

A meta do programa é atender 1 milhão de trabalhadores ao longo de um ano. Os técnicos do SEST SENAT levarão as informações até os locais de maior concentração desses profissionais, como postos de combustíveis, aeroportos, terminais rodoviários de passageiros e de cargas e pontos de táxis. Para a execução do programa foram adquiridas 55 vans adaptadas com TV, cadeiras, mesas e sistema de geolocalização. Cada veículo terá uma equipe especializada para passar as orientações sobre segurança no trânsito e prevenção de acidentes.

 

“Há 25 anos trabalhamos para promover a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor de transporte e dos seus dependentes, seja por meio de atendimentos na área de saúde, seja pela oferta de cursos de capacitação. O início dessa nova etapa do programa de prevenção de acidentes é uma maneira de cumprir essa missão. Cuidamos do trabalhador do transporte para ele desempenhar melhor as suas funções e contribuir para a segurança no trânsito”, destaca a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.


voltar