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22 de Abril de 2015 – 05h22 horas / EM

A proposta para o fim do antigo gargalo da BR-040, no trecho que corta Conselheiro Lafaiete, na Região Central, está perto de ser aprovada, a depender do licenciamento ambiental. Em reunião entre o prefeito da cidade, Ivar de Almeida Cerqueira Neto (PSB), e o gerente de Projetos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Wallace Vargas Roque, o projeto apresentado por uma comissão da administração municipal teve boa aceitação pela instituição federal. No percurso, que mistura trânsito rodoviário e urbano, há grande incidência de acidentes, com média de duas ocorrências diárias.

Dados comparativos da concessionária Via 040, com base em registros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apontam que num período de 90 dias de atuação da empresa, com melhorias da rodovia, houve queda de 45% no número de acidentes entre 22 de outubro de 2014 e janeiro deste ano. De 81 ocorrências em igual período anterior, caiu para 44, o que demonstra que o trecho da BR-040 que corta a área urbana de Lafaiete ainda oferece situação de perigo para motoristas e pedestres.

O fim do gargalo e do alto índice de acidente seria resolvido com a construção de um contorno rodoviário, desviando o trânsito para fora da área urbana de Conselheiro Lafaiete. Atualmente, o trânsito da BR-040 passa por um trecho de sete quilômetros que isola a Região Oeste da cidade. É um percurso com oito lombadas eletrônicas, seis quebra-molas e velocidade máxima de 60 quilômetros, além do afunilamento da pista dupla em dois viadutos. O número de acidentes graves é alto, principalmente de atropelamentos.

O prefeito Ivar Neto aponta que a construção do contorno, prevista no contrato com a Invepar, controladora da concessionária Via 040, para exploração da BR-040 entre Juiz de Fora e Brasília, visa melhorar o fluxo de veículo na rodovia. Entretanto, segundo ele, em sua proposta inicial, não contempla os interesses do município.

“Falou-se no contorno passando pela Região Oeste da cidade, num percurso de 10 quilômetros. Porém, depois de formar uma comissão com representantes de vários segmentos sociais, concluímos que a melhor alternativa é o contorno de 14 quilômetros pelo lado Leste, à direita de quem segue no sentido Rio-BH”, explicou.

LIGAÇÕES Apesar do aumento de quatro quilômetros no percurso, o prefeito disse que representantes da Via 040, ao tomarem conhecimento da proposta elaborada pela comissão da administração municipal, demonstraram interesse no projeto. “Se o contorno seguir pela Região Leste, ele vai ligar a 040 com a BR-482, em direção a Piranga, que também serve de acesso à BR-356, para quem segue para o litoral capixaba, e ainda com a MG-129, rota para Ouro Branco”. Segundo Ivar Neto, atualmente cerca de 750 veículos pesados trafegam diariamente em Lafaiete, por não ter uma ligação direta das rodovias que cortam o município.

A concessionária Via 040 informou, por meio de nota, que a implantação do contorno viário em Conselheiro Lafaiete faz parte de um conjunto de projetos previstos de modernização da BR-040. A proposta encontra-se em fase de estudos e recebimento de contribuições, processo que vem sendo conduzido de forma aberta e participativa, envolvendo a sociedade civil, autoridades do município e a ANTT.

Caso a proposta da administração municipal receba aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama) e ANTT, caberá à concessionária Via 040 definir quando será realizada a obra, já que o prazo de conclusão de todas intervenções de melhorias na rodovia vai até 2019. Para o prefeito Ivar, embora o prazo seja dilatado, a empresa pode antecipar seu cronograma, diante do baixo custo da construção do contorno no vetor leste, já que existem na área estradas vicinais que facilitam o acesso, bem como crescimento do volume de veículos que passariam a usar a BR-040 e, consequentemente, pagar pedágios.

PEDÁGIOS A previsão é de que ainda este mês a Via 040 comece a cobrar pedágio. Já foram concluídas 10% das intervenções previstas de melhoria da rodovia, como conserto de asfalto e duplicação de pistas, conforme estava previsto em contrato, que estabeleceu o percentual como o mínimo necessário para o começo da atividade comercial. A concessionária terá que duplicar 527 quilômetros da via entre Juiz de Fora e Brasília, passando por 35 municípios mineiros, com construção de 41 passarelas e 12 pontes. Dos 11 postos de pedágio previstos, 10 serão no trecho mineiro


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