Compartilhe
04 de Novembro de 2016 – 05h19 horas / ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) incentiva as concessionárias de rodovias e ferrovias federais a realizarem ações de responsabilidade social em prol de melhorias nos trechos concedidos. É o caso do Grupo Arteris, um dos vencedores do Prêmio Denatran 2016, que tem o objetivo de reconhecer e incentivar trabalhos desenvolvidos por alunos, escolas e entidades com o tema trânsito.

 

O Projeto Escola Arteris, um programa com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social, foi contemplado com a primeira colocação na categoria “Educação no Trânsito”. Com a iniciativa, são beneficiados mais de 270 mil alunos em 132 municípios.

 

O programa envolve alunos do ensino infantil, fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) das cidades vizinhas às estradas administradas pela Arteris nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Dessas, cinco são concessões federais reguladas e fiscalizadas pela ANTT. Já foram beneficiadas 545 escolas em 15 anos.

 

Para realização do projeto, cerca de 15 mil professores passaram por capacitações pedagógicas para integrar o tema trânsito às disciplinas básicas e tornar as aulas atraentes e produtivas. A ação, dessa forma, consegue levar para o cotidiano dos estudantes discussões sobre o comportamento no trânsito, cidadania e responsabilidade social. Os professores também se reúnem periodicamente para compartilhar conhecimentos e aprimorar as ações realizadas com os alunos.


voltar