Proposta para mudar formação de motoristas será apresentada em Brasília
Compartilhe
07 de Dezembro de 2016 – 05h04 horas / CNT

Uma proposta para reformular o processo de formação de condutores no Brasil será discutida nesta quinta-feira (8), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A audiência pública ocorrerá no Auditório Freitas Nobre, da Câmara Federal. O evento faz parte do IV Seminário Urbanidade, promovido pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) e pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e da Comissão de Viação e Transporte.

 

A sugestão de mudanças na formação de motoristas no Brasil foi formulada pela equipe técnica do ONSV com a colaboração de representantes do segmento. O tema está em debate desde 2013. O novo modelo curricular em discussão envolve aulas práticas e teóricas, com referência no modelo já adotado em países da União Europeia, no qual os temas são trabalhados de forma pedagógica. O processo alinha cada etapa do aprendizado e chama o aluno a refletir sobre como ele escolhe agir em cada situação enfrentada no trânsito.

 

O Seminário também contará com a apresentação das propostas voltadas para a criação de políticas e ações capazes de proporcionar mais segurança no trânsito, já elaboradas pelos grupos de trabalho do Projeto Urbanidade. Esses grupos foram formados na primeira edição do seminário, em novembro de 2015, divididos em cinco eixos temáticos: Fiscalização, Infraestrutura e Gestão, Segurança Veicular, Saúde e Educação.

 

O IV Seminário Urbanidade conta com o apoio da Seguradora Líder-DPVAT, da AND (Associação Nacional dos Detrans) e do Focotran (Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito) e será realizado das 8h30 às 17h30.


voltar