Compartilhe
08 de Julho de 2015 – 04h56 horas / G1

Os motoristas que passam pelas vias expressas mais movimentadas de São Paulo vão ter de pisar no freio, porque os limites de velocidade vão cair. Muita gente não gostou da ideia e a reclamação é porque o limite de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê vai ser menor do que o estabelecido pelo Código de Trânsito para vias expressas. A prefeitura diz que é uma medida importante para evitar acidentes.
O motorista que passa pelas marginais Pinheiros e Tietê vai ter que começar a dirigir com o pezinho mais fundo no freio. As placas de 90 km/h na pista expressa só valem até o dia 20. Depois disso, o motorista que ultrapassar os 70 km/h vai levar multa para casa. Nas pistas centrais e locais o limite também vai cair. Os caminhões vão ter que andar no máximo a 60 km/h.

A prefeitura diz que a mudança é para diminuir o número de acidentes, já que as duas marginais são as vias mais perigosas da capital. No ano passado, 77 pessoas morreram em colisões e atropelamentos nas duas avenidas.

“Eu avalio como uma coisa positiva, porque vai acabar diminuindo os acidentes principalmente com motociclistas, porque alguns são um pouco atrevidos e a gente acaba às vezes pegando ele sem querer”, afirma o consultor de TI Leandro Bevilaqua Belarmino da Silva.

Mas também tem muito motorista descontente com a notícia. “Eu não estou sabendo ainda desta informação, para mim é surpresa. Um horário que não tem trafego eu vou andar a 70 km/h porque?”, questiona o taxista Anésio da Costa Campos.

“Eu acho que vai complicar um pouco a parte da pista local, porque o trânsito vai ficar ainda pior, porque vai perder de mobilidade”, afirma o marqueteiro Henrique Arruda Santana.

O especialista em trânsito concorda com a redução da velocidade, mas acha que ela poderia ser menor. “O Código estabelece que, para vias expressas, vias de trânsito rápido, a velocidade é 80 km/h. Porque 70 km/h? O certo seria 80 km/h para manter um padrão nacional. São Paulo não pode inventar as suas velocidades. O Código é muito claro, ele define as velocidades”, explica.

A redução da velocidade nas marginais faz parte de um projeto da prefeitura para toda cidade. Desde o início do ano a administração municipal já diminuiu a velocidade em 26 quilômetros de ruas e avenidas da capital, e ainda vem mais por aí. A meta é que esse número chegue a cem quilômetros de ruas e avenidas até o fim do ano.

“Acidente é uma coisa que você tem a questão do imponderável: você melhora um ambiente, reduz os acidentes e com isso você pode reduzir um pouco a gravidade disso. Dizer qual o número exato que você vai ter ou qual é uma previsão para isso seria você admitir o imponderável como razoável e não é razoável. Nenhum acidente é razoável”, afirma o diretor de Planejamento e Educação no Trânsito da CET, Tadeu Leite Duarte.

Os radares já vão multar quem ultrapassar a nova velocidade limite a partir do dia 20 de julho.


voltar