Compartilhe
11 de Dezembro de 2014 – 05h25 horas / G1

Um sistema está ajudando a recuperar veículos roubados em Guarulhos, na Grande São Paulo. Os equipamentos, que são tão eficientes na hora de fiscalizar quem comete infração de trânsito, passaram a identificar carros com queixa de roubo.
 

Em uma central de monitoramento os funcionários não observam apenas o trânsito. Os 190 radares de Guarulhos fazem a leitura das placas dos veículos. Se o sistema identifica um carro furtado ou roubado, a PM é avisada automaticamente três segundos depois do veículo passar pelo radar.
 

“Carro passou pelo radar, então já vai constatar que esse carro tem alguma irregularidade e essa informação cai para PM”, afirma a diretora de Transportes de Guarulhos, Sandra Zaith.
 

As viaturas que estiverem em um raio de até 10 quilômetros do radar vão em busca do veículo. Foi assim que a PM cercou um carro vermelho, que era roubado, e prendeu os suspeitos.
 

Desde maio quando o sistema passou a funcionar em Guarulhos, 89 carros foram apreendidos e 140 suspeitos foram presos. A média mensal de veículos recuperados passou de 10 para 15.
 

O carro de uma jovem foi roubado, mas foi encontrado pela polícia menos de 12 horas depois. “Eu fiquei surpresa, porque eu achei super-rápido, pelo fato de às vezes demorar muito tempo para eles acharem um carro roubado assim”, diz uma vítima que não quis ser identificada.
 

A partir do ano que vem, a fiscalização também será móvel e vai ser feita por uma van que irá circular pela cidade. Nela foi instalada uma câmera, que irá fazer imagens dos carros passando pelas ruas e avenidas e dentro vai ficar um funcionário de olho em um monitor, que vai indicar se o carro é furtado ou roubado.
 

O equipamento ainda vai apontar se há atraso no pagamento de multas, licenciamento e IPVA.  A PM usará a van para fazer blitz.
 

“O radar vai ser colocado em um determinado ponto e na operação de bloqueio, a gente já vai ter informação antes do veículo chegar no bloqueio, se esse veículo tem alguma queixa de roubo ou de furto ou também problemas administrativos”, diz o capitão da PM Douglas Shoichi.
 

A Secretaria de Segurança Pública disse que um projeto semelhante ao Guarulhos está em fase de implantação em todo o estado.


voltar