Redução da emissão de gases pode alavancar PIB em R$ 609 bilhões
Compartilhe
28 de Setembro de 2015 – 03h51 horas / Ministério do Meio Ambiente

A redução das emissões de gases de efeito estufa poderá gerar até R$ 609 bilhões a mais no Produto Interno Bruto (PIB) do País. Levantamento divulgado nesta terça-feira (22/09), em Brasília, pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) contabiliza o acréscimo no v​alor projetado no período de 2015 a 2030 caso medidas ambiciosas de corte de carbono sejam adotadas.

O incremento na economia poderá ser alcançado por meio de ações como o aumento no uso de biocombustíveis e de investimentos no setor de transportes, segundo as proposições do estudo, apresentado em cerimônia no Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os pesquisadores apontam, ainda, a agricultura de baixo carbono e o incentivo ao carvão vegetal na siderurgia como alternativas para alavancar uma economia verde no país.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o objetivo é aumentar o sucesso das políticas públicas adotadas no País. “Não pode haver um abismo entre a ciência e os tomadores de decisão”, destacou.


voltar