Reforma trabalhista é tema de evento no SETCESP
Compartilhe
27 de Abril de 2017 – 05h15 horas / SETCESP

Um panorama da Justiça do Trabalho em um ambiente hostil para os negócios e a nova reforma trabalhista, que visa modernizar as relações entre o empresários e trabalhadores. Esses foram os principais temas abordados pelo Juiz Federal do Trabalho e autor do livro “Trabalhista! E agora? ”, Marlos Augusto Melek, aos empresários do setor de transporte rodoviário de cargas que participaram do “Fórum de RH SETCESP”, evento realizado na sede da entidade, em São Paulo, na última quinta-feira (27).

 

Na abertura do Fórum o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, destacou a importância do debate da reforma trabalhista e a consequente aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, que teve 296 votos a favor e 177 contrários, e agora segue para análise do Senado: “Essa é uma data de muita felicidade para o Brasil. Como comemoração, temos a honra de receber o Dr. Melek, que foi membro da comissão de redação final da reforma trabalhista, tema de fundamental importância para o nosso setor”.

 

Após analisar as principais mudanças promovidas por meio da aprovação do texto-base, Melek fez um breve resumo de questões envolvidas nas relações do trabalho e abordou um dos assuntos mais demandados na listagem do poder judiciário que é a rescisão do contrato de trabalho. Segundo o magistrado, por dia cerca de 11 mil novas ações trabalhistas são impetradas no Brasil. Estes números, de acordo com o magistrado, representam em que nível se encontra a “guerra entre empregados e empregadores”: “O estado trata o empresário historicamente de modo muito hostil. Esse estado que não produz nada, não tem o direito de atrapalhar a vida de quem quer trabalhar”. Ainda de acordo com o magistrado a lei trabalhista é uma ameaça aos negócios de quem é empreendedor.

 

Na sequência da apresentação foi aberta uma mesa de discussão, integrada pelo Dr. Marlos Melek, Juiz Federal do Trabalho; Tayguara Helou, presidente do SETCESP; Ducimara Salathiel, diretora da especialidade de RH do SETCESP; Dr. Narciso Figueiroa, assessor jurídico do SETCESP; Dr. Marcos Aurélio, assessor jurídico do SETCESP e o Dr. Adauto Bentivegna Filho, assessor jurídico do SETCESP, para debater os principais temas relativos à reforma e responder perguntas do público presente.

 

Confira aqui o texto do Projeto de Lei Nº 6.787, de 2016. 


voltar