Compartilhe
06 de Abril de 2018 – 16h00 horas / Future Transport

Com o desenvolvimento das novas tecnologias a um ritmo acelerado, revolucionando as indústrias em diversas frentes, as cadeias de suprimentos se esforçam para não ficar para trás. A pesquisa global da DHL com cerca de 350 profissionais de supply chain e operações revela que 95% dos entrevistados ainda não aproveitam totalmente os benefícios de redução de custos em potencial oferecido pelas soluções analíticas físicas e de informações.

 

‘Digitalization and the supply chain: Where are we and what’s next?’ (‘A digitalização e as cadeias de suprimentos: onde estamos e o que vem pela frente?’) é um relatório elaborado por Lisa Harrington, presidente do grupo lharrington Group LLC, encomendado pela DHL para identificar de que forma a indústria está lidando com o cenário atual de rápidas mudanças e revoluções imposto pelo aumento da digitalização na cadeia logística.

 

Soluções de última geração de robótica, IA, AVs, blockchain, soluções analíticas de big data e sensores são apenas algumas das tecnologias que as empresas devem passar a considerar como parte de suas estratégias de operações e supply chain.

 

Os entrevistados classificaram as soluções analíticas de big data como as soluções de informações mais importantes, com 73% tendo relatado que suas empresas estavam investindo nessa tecnologia, à frente dos aplicativos baseados na nuvem, com 63%, Internet das coisas (IOT), com 54%, blockchain, com 51%, aprendizagem de máquina, com 46%, e a economia compartilhada, com 34%.

 

A importância dos hardwares físicos se concentrou na robótica, com 63% dos entrevistados classificando-a como a tecnologia física mais importante, superando AVs, com 40%, impressões em 3D, com 33%, e realidade aumentada e drones, com 28%.

 

“Não resta dúvida de que a digitalização está causando um impacto incrível sobre a área de supply chain e operações em todo o mundo, representando uma tecnologia que chegou para ficar. As empresas têm à sua disposição inúmeras opções, à medida que novos produtos e aplicativos chegam ao mercado e conquistam aceitação no setor.

 

Atualmente, ter uma estratégia bem direcionada para a digitalização em supply chain é essencial para avaliar o novo panorama tecnológico e traçar um caminho a seguir para colher os benefícios e se manter à frente da concorrência”.

 

As empresas estão começando a se aventurar nesse universo, com 39% tendo relatado que estão desenvolvendo uma ou mais soluções analíticas ou de informações, mas apenas 31% delas tendo relatado estar fazendo o mesmo para aplicações físicas.

 

Os motivos subjacentes para o ritmo lento são sintomáticos dos cenários tradicionais de mudança organizacional.

 

Para aplicações de tecnologia de hardware, 68% dos entrevistados afirmaram que a confiabilidade é sua principal preocupação, enquanto 65% relataram uma resistência à mudança em sua organização, seguido de um retorno de investimento insuficiente ou muito demorado, com 64%.

 

Comparativamente, para soluções analíticas de informações, 78% dos entrevistados relataram que os silos organizacionais e sistemas legados eram os principais impedimentos, seguidos pela falta de conhecimentos de talentos especializados, com 70%.

 

É essencial para as empresas digitalizar processos para atender a uma demanda cada vez maior pela geração de eficiência e flexibilidade, e pela melhora da experiência do cliente. Os resultados da pesquisa ajudarão a moldar ainda mais a estratégia de digitalização da DHL.

 

A pesquisa incluiu 335 entrevistados de diversos setores, dentre eles: setor automotivo, de bens de consumo, ciências biológicas, tecnologia, engenharia e fabricação e muito mais. Os entrevistados estavam geograficamente espalhados pelo mundo.

 

Quando os entrevistados foram questionados sobre a adoção de tecnologias físicas e de soluções analíticas/de informações, apenas 5% responderam que estavam em um nível de aplicação revolucionário no âmbito da cadeia logística, deixando de fora 95%, que ainda não perceberam todos os benefícios dessa adoção.

 

Quando os entrevistados foram questionados sobre os principais benefícios esperados das tecnologias físicas, 82% responderam “redução de custos” e “melhora da lucratividade”, enquanto 77% afirmaram o mesmo para a digitalização baseada em soluções analíticas/de informações.


voltar