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11 de Novembro de 2015 – 09h06 horas / Portal Transporta Brasil

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul aproveita a onde de pacotes de privatização propostos pelo Governo Federal e negocia com o Ministério dos Transportes ampliar em cerca de 1 000 quilômetros o total de rodovias gaúchas leiloadas. A intenção é acrescentar um novo trecho da BR-386 no pacote já anunciado pela presidente Dilma Rousseff e iniciar os estudos para o pregão de outros três blocos de estradas.

 


Dessa forma, o Rio Grande do Sul pode terá nos próximos anos 1 600 quilômetros de estradas administradas pela iniciativa privada e com pedágios. O reforço no pacote de concessões foi tratado nesta quinta-feira (05) em Brasília pelo secretário dos Transportes do Estado, Pedro Westphalen, que se reuniu com a secretária-executiva do Ministério dos Transportes, Natália Marcassa, e com representantes do Ministério do Planejamento.

 


Técnicos do Estado e da União conversam desde julho sobre a entrada de novos trechos de rodovias no programa federal. Westphalen reforçou o pedido para incluir a BR-386 entre Carazinho e Iraí no bloco confirmado pelo governo federal. A União reuniu quatro estradas e suas respectivas obras em um único contrato. Os trechos englobam as BRs 386 (duplicação até Carazinho), 116 (duplicação entre Porto Alegre e Camaquã), 101 (conservação entre Osório e Torres) e 290 (conservação da Freeway, cuja atual concessão vence em 2017). A União pretende realizar o leilão em 2016.


As propostas do governo do RS para o Ministério dos Transportes:


— BR-101, entre Osório e Torres

— BR-116, entre Porto Alegre e Camaquã

— BR-290, no trecho da Freeway

— BR-386, de Canoas até Carazinho

— BR-386, de Carazinho até a divisa com Santa Catarina (trecho que seria incluído no bloco de concessões federais com estudos em andamento. O pacote saltaria de 581 para 750 quilômetros)


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