Compartilhe
11 de Setembro de 2018 – 16h56 horas / G1

O Rio de Janeiro é o primeiro estado do país a utilizar o modelo de placa do Mercosul no Brasil. A partir desta terça-feira (11), os motoristas já vão poder fazer a troca, que não será obrigatória para todos os veículos. O novo padrão terá quatro letras e três números.

 

Segundo o Detran-RJ, a placa do Mercosul vai garantir mais segurança para a população. O modelo terá um QR Code que identificará os dados de confecção, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro. A polícia pode saber instantaneamente se o veículo foi clonado ou não.

 

O valor de nova placa é o mesmo do modelo antigo (R$ 219,35).

 

Quem quiser fazer a troca voluntariamente ou realizar serviços que envolverem novas placas já receberão o modelo Mercosul. As operações são: emplacamento de carros zero-quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria.

 

O lançamento da placa foi nesta terça-feira (11), às 10h, no posto do Detran na Avenida Francisco Bicalho, com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy.


voltar