Rodoanel Leste tem fluxo 42% inferior ao previsto
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08 de Janeiro de 2016 – 04h41 horas / Diário do Grande ABC

Seis meses após estar completo, o Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas registra fluxo de veículos 41,78% inferior aos 45 mil previstos por dia na sua inauguração, em meados de 2014. Segundo dados da SPMar, concessionária responsável por administrar a rodovia, a média diária de circulação de veículos pelo sistema não passa de 26,2 mil.

O traçado, que conecta a interligação do setor Sul do anel viário, em Mauá, com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá, foi entregue em duas etapas. A primeira delas se estendeu até a Rodovia Ayrton Senna (SP-070), em Itaquaquecetuba. E, um ano após a entrega da primeira fase, com 474 dias de atraso, o trevo foi concluído.


Se levado em consideração o levantamento mais recente divulgado pela SPMar, em dezembro de 2015, o número de registros diários de veículos que circulam pelo sistema teve alta de apenas 4,80% no período entre agosto até dezembro. Há quatro meses, a média diária era de 25 mil veículos, sendo que apenas 27% do total correspondem a caminhões. Vale lembrar que, diferentemente das vias municipais, a rodovia foi construída com asfalto apropriado para receber este tipo de veículos e o sistema não conta com semáforos.

 

De acordo com a concessionária, o principal entrave na tentativa de potencializar o fluxo de veículos do Trecho Leste do Rodoanel é a dificuldade de atrair caminhoneiros. A SPMar considera que são necessárias medidas incentivadoras por parte de municípios vizinhos, como a restrição de caminhões em vias paralelas ao anel viário.


Um dos exemplos utilizados pela concessionária é a Avenida Papa João XXIII, em Mauá. Segundo a SPMar, caso houvesse a restrição, o rodoanel seria alternativa válida para desafogar o trânsito do município, além de opção para o motorista.


A SPMar ressaltou a cooperação da Prefeitura de São Paulo na data da inauguração do Trecho Sul do Rodoanel com a restrição de caminhões nas Marginais Tietê e Pinheiros, entre outras avenidas. Com isso, motoristas que circulam pela Capital foram beneficiados com menor congestionamento e poluição. O Trecho Sul do anel viário retira 27 mil veículos pesados dos corredores da metrópole por dia.


Para a SPMar, o fluxo inferior de veículos pelo Trecho Leste do Rodoanel ao planejado se deve ao fato de a via ainda estar passando por “período de amadurecimento”, algo já era esperado, segundo a concessionária. O Trecho Sul do Rodoanel levou 20 meses para alcançar o volume de veículos previsto no início de sua operação.


HISTÓRICO – Orçado em R$ 3,6 bilhões, o Trecho Leste tem 43,5 quilômetros de extensão e passa por Ribeirão Pires, Suzano, Poá, Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá e Guarulhos. O sistema tem o objetivo de integrar o Aeroporto de Cumbica ao Porto de Santos, além de desafogar as principais avenidas da Capital e da Região Metropolitana de São Paulo.


O atraso para a conclusão do projeto, que tinha previsão de ser entregue no início de 2014, pode gerar sanções administrativa e financeira à SPMar devido ao descumprimento do contrato original com o governo estadual. A Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) afirmou que analisa as alegações finais da concessionária, conforme estabelece a lei, para tomar a decisão.


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