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21 de Março de 2014 – 02h25 horas / Atibaia.com.br

A Rota das Bandeiras, concessionária responsável pelas rodovias que formam o Corredor Dom Pedro, deu início nesta semana à segunda etapa das obras de construção das novas marginais da rodovia D. Pedro I (SP-065) no trecho urbano de Campinas. O novo trecho vai do km 143 ao km 145,5 – do trevo dos Amarais até o entroncamento com a Anhanguera. Neste primeiro momento, as obras executadas no local não geram nenhum tipo de interferência à circulação de veículos.

As faixas do novo ponto de obras seguem o mesmo modelo das que estão sendo construídas entre o km 134 (entroncamento com a Campinas-Mogi) e o km 140 (trevo de Barão Geraldo). São duas faixas mais o acostamento em cada sentido, somando 11 metros de largura. Atualmente os usuários possuem somente as três faixas da via expressa à disposição. O ganho de vazão para o tráfego, portanto, será de 66%.

O acréscimo na capacidade viária tem como objetivo principal reduzir os níveis de lentidão observados pontualmente naquele trecho e, consequentemente, aumentar o conforto e segurança dos usuários. As novas marginais serão interligadas diretamente com as marginais, também recém-construídas, da rodovia Anhanguera. Ou seja, o fluxo não confluirá no viaduto principal de acesso à rodovia.

A concessionária ainda realiza obras no primeiro trecho do projeto, entre o km 134 e o km 140. Os trabalhos se concentram no km 136 da pista sentido Jacareí. Na próxima semana será realizada a última etapa da detonação da rocha que impede o prosseguimento da obra. Em seguida, os operários realizam a limpeza dos detritos e efetivamente a construção das novas pistas. Em abril,  este primeiro trecho será entregue.

Marginais

O projeto completo de construção das marginais prevê cerca de 32 km de pistas que contemplarão toda a área urbana de Campinas, entre o km 129 (trevo da Leroy Merlin) até o entroncamento com a Anhanguera. O trecho em questão é o que recebe o maior fluxo da rodovia, com cerca de 120 mil veículos por dia. Ali são recorrentes os casos de pontos de lentidão por excesso de fluxo, especialmente nos horários de pico.

Os pontos em que já existem marginais serão adaptados aos padrões das novas pistas e interligados. Quando estiver pronta, a marginal integrada terá o papel de diluir o tráfego da pista expressa, servindo de apoio a quem quer transitar entre os bairros, no perímetro urbano. Pelas faixas expressas deverão passar majoritariamente os motoristas que realizam viagens.

O cronograma  e ordem dos trechos a serem construídos são definidos de acordo com a obtenção das licenças ambientais. O processo foi desmembrado justamente para acelerá-lo. O investimento total da Rota das Bandeiras no projeto é de R$ 153,3 milhões.


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