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17 de Outubro de 2014 – 04h39 horas / Artesp

Os motoristas que percorrem as estradas do Brasil encontram uma realidade diferente e muito boa ao chegar no Estado de São Paulo, onde a infraestrutura rodoviária é considerada a melhor do país. Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgada hoje realizou levantamento sobre 98,5 mil quilômetros de rodovias em todo o país – dos quais metade apresentam algum tipo de deficiência. Porém, no Estado de São Paulo, 94,4% da malha rodoviária sob concessão pesquisada estão em ótimo ou bom estado – condição em que são relacionadas as 20 melhores rodovias do ranking das quais 18 integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, fiscalizado e gerenciado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). As demais no top 20 estão situadas na 18ª e 20ª posições, e são federais sob concessão.

A Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) foi avaliada como a melhor do país pelo 3º ano consecutivo. As duas seguintes na lista também mantiveram a posição em relação ao ano passado. Na segunda colocação do ranking está a SP-330 (Anhanguera), no trecho entre São Paulo e Uberaba; e em terceiro lugar figura a D. Pedro I (SP-65), na ligação entre Campinas e Jacareí.

Manter a malha rodoviária em bom estado é fundamental por questões de segurança, economia e meio ambiente. O estudo CNT/2014 mostra que vias em bom estado melhoram o rendimento dos veículos baixando o consumo de combustível, de lubrificantes, de pneus e de freios. “O acréscimo médio do custo operacional devido às condições do pavimento das rodovias brasileiras é de 26%”, aponta a pesquisa. O aumento no consumo de combustível tem reflexo direto nas emissões de poluentes. Situação bem diferente vivida pelos motoristas em São Paulo, que utilizam pistas em excelente qualidade e têm economia de dinheiro e desgaste menor do veículo, além de contribuir para a melhoria do meio ambiente.

Ainda de acordo com o levantamento, 94,4% das rodovias concedidas que passam por São Paulo são consideradas ótimas e boas. Ao se comparar com a malha nacional pesquisada (98.475 quilômetros de rodovias), onde apenas 37,9% são consideradas ótima e boa, fica muito clara a diferença em favor das rodovias paulistas sob concessão. De todas as unidades da Federação, São Paulo é o Estado que tem o maior porcentual de malha rodoviária avaliada como ótima, com 55,7%, seguido de Minas Gerais (23,5%) e do Rio de Janeiro (16,8%).

A 18ª edição da pesquisa avaliou 98.475 quilômetros de estradas em todo o país. No Estado de São Paulo, o levantamento foi feito em 9.571 quilômetros, abrangendo rodovias concedidas e públicas, estaduais e federais. Foram levados em conta aspectos do pavimento, sinalização e geometria da via.


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