Saúde nos Portos beneficiará trabalhadores portuários e caminhoneiros
Compartilhe
12 de Agosto de 2015 – 05h00 horas / CNT

Foi formalizado, nesta terça-feira (11), um Acordo de Cooperação Técnica entre o Sest Senat e a SEP (Secretaria de Portos da Presidência da República). O projeto Saúde nos Portos beneficiará cerca de três mil trabalhadores portuários e caminhoneiros que atuam nas áreas próximas a dez portos organizados do Brasil. O acordo foi assinado durante a Santos Export 2015 – Fórum Internacional para Expansão do Porto Santos, em Santos (SP).

Nicole Goulart, diretora-executiva nacional do Sest Senat, durante a cerimônia, destacou os atendimentos oferecidos nas 149 unidades da entidade em funcionamento em todo o Brasil. Ela ainda lembrou que, desde 2006, o Comandos de Saúde nas Rodovias já acontece em todo o país. “Temos o objetivo de promover melhores condições de saúde aos motoristas profissionais. Agora, essa oportunidade passa a ser oferecida também aos trabalhadores portuários e caminhoneiros que trabalham dentro dos portos.”

Já o ministro Edinho Araújo ressaltou que, com a parceria, espera-se reduzir doenças, “como hepatite B, febre amarela, tétano acidental, sarampo, caxumba e rubéola por meio de vacinação.”

Assinaram o documento, além do ministro e a diretora-executiva nacional do Sest Senat, os prefeitos Paulo Alexandre, de Santos, e Maria Antonieta, de Guarujá.

O Saúde nos Portos teve início nesta segunda-feira (10), no Porto de Paranaguá (PR). Durante toda a semana estão sendo realizadas diversas ações relacionadas à prevenção e assistência à saúde, como exames de glicose, aferição da pressão arterial, IMC, testes rápidos de HIV e sífilis, exercícios de alongamento e aulas de ginástica laboral, orientações sobre e saúde bucal e o uso de álcool e drogas nas rodovias, além de rodas de conversa sobre a saúde do homem.

O projeto também será realizado nos portos de Vitória (ES), dia 19 de agosto, de Suape (PE), dia 26 de agosto, de Natal (RN), de 14 a 18 de setembro, de Fortaleza (CE), de 26 a 30 de outubro, de Salvador (BA), dia 22 de outubro, do Rio de Janeiro (RJ), de Belém (PA) e de Rio Grande (RS), com datas ainda a confirmar.


voltar