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18 de Outubro de 2017 – 04h46 horas / Mecanica Online

A Scania traz mais uma novidade para a Fenatran 2017, o Super Rodotrem R 620 6×4, equipado com motor V8.

 

Inédito, o caminhão chega para atender uma necessidade dos segmentos canavieiro, de grãos, insumos agrícolas e de produção rural, com um novo conjunto de 11 eixos e capacidade de carga para até 91 toneladas. Dessa forma, a marca inaugura mais um nicho no mercado.

 

O Super Rodotrem Scania R 620 6×4 já surge fazendo sucesso. A primeira venda do novo modelo, para o setor canavieiro, foi realizada para a Usina São Martinho (SP), um dos maiores grupos sucroenergéticos do país, que comprou 12 unidades.

 

“Esse lançamento faz parte de uma nova fase dos motores V8. O Super Rodotrem Scania é mais um pioneirismo no mercado. Queremos atender ao segmento fora de estrada e 11 eixos com alternativas que reduzam custos operacionais e aumentem a rentabilidade”, afirma Eronildo Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil. “Fazer a primeira venda para a São Martinho, uma gigante do setor na América Latina, comprova que temos o produto ideal para satisfazer o desejo de maior capacidade de transporte dos clientes. ”

 

Pioneirismo em 91 toneladas – Há alguns anos, os transportadores e produtores de cana pediam um veículo que transportasse mais carga. Em 2015, o assunto esquentou. A Scania participou desde o início das conversas de entidades do setor canavieiro, que chegaram ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Em 2016, após compreender a demanda, o Contran iniciou a burocracia para autorizar a circulação. A marca foi a escolhida para um período de testes.

 

A resolução entrou em vigor em abril de 2017, com o nº 663/2017. Ela mudou as regras para concessão da AET (Autorização Especial de Trânsito) para CVCs (Combinações de Veículos de Carga). As alterações são para veículos com PBTC (peso bruto total combinado) superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas, com altura máxima de 4,40 m e comprimento de 28 a 30 metros. “Ter um produto considerado apto e a fase de testes, nos permitiu sair na frente e entregar a primeira solução adequada ao 11 eixos”, reforça Santos.

 

Circulação dentro e fora de estrada – O Super Rodotrem Scania R 620 6×4 pode ser utilizado na operação completa, desde o carregamento da cana na lavoura, passando pelas estradas de terra de acesso até a rodovia, e no trajeto de asfalto até a usina para o descarregamento. Esses percursos usualmente não ultrapassam 100 km de distância em cada trecho, conforme a nova legislação nº 663/2017 permite.

 

Mais desempenho em campo – Após estudos completos, a Engenharia Scania chegou à conclusão de que o motor V8, seria o ideal para a nova aplicação, devido aos grandes esforços deste tipo de operação severa. Formado por quatro cilindros de cada lado, num total de 8, o trabalho é melhor distribuído. A potência de 620 cv supera o que a lei pede, pois a Scania tem como padrão fornecer veículos com reserva de potência e torque, para maior longevidade e durabilidade do propulsor.

 

Os motores de alta potência e alto torque V8 são construídos com pistões na disposição em “V”, estrutura que agrega maior durabilidade dos componentes. Um benefício obtido em razão da acomodação das peças, que também permite uma melhor lubrificação e arrefecimento do bloco.

 

A arquitetura ainda possibilita três diferenciais: a árvore de manivelas curta gera uma menor torção e consequente aumento de vida útil; o bloco em V, que melhora a passagem de ar e proporciona um arrefecimento mais perfeito; e os 8 cilindros, importantes reforços para diminuir a potência gerada na cabeça do pistão, na busca por uma melhor mistura ar/combustível.

 

O motor V8, de 16 litros, desenvolve torque de 3.000Nm, já entre 1.000 a 1.400 rpm, e confere à Scania o título de maior potência e força dentre os concorrentes fabricados no Brasil.

 

Mudanças personalizadas para o novo nicho – O Super Rodotrem Scania R 620 6×4 tem um desempenho eficiente também em regiões com topografia irregular, com aclives e declives constantes, carregado total ou parcialmente. Nessas condições de solo, o motor V8 tem facilidade para manter o bom desempenho, a velocidade média constante em subidas e também em baixas rotações de torque. O resultado é a diminuição do número de trocas de marchas, do tempo de viagem e do consumo de combustível.

 

Um diferencial do Super Rodotrem Scania é o controle de tração mais inteligente. O recurso constantemente faz a leitura da rotação das rodas efetuando a devida correção quando detecta que está havendo patinação. Dessa forma, há um controle mais suave do deslocamento do veículo e menos desgaste dos pneus.

 

O modelo chega com algumas alterações para o desempenho ideal, como o sistema de filtragem de ar do motor específico para a aplicação fora de estrada, instalado na traseira da cabine. Essa é uma estrutura inédita para a aplicação. Outra mudança está no sistema de freios, que recebeu uma terceira linha de ar para permitir a frenagem simultânea em toda a composição (caminhão, semirreboque e reboque) quando o freio de estacionamento for acionado.

 

A oferta de itens de série contempla caixa totalmente automatizada Scania Opticruise, de 14 velocidades (2 superlentas), Driver Support e freio auxiliar Scania Retarder.

 

Mais alterações estão na parte externa, com mudanças na suspensão metálica e no para-choque em aço. Como opcionais, a Scania disponibiliza bafômetro integrado ao painel e computador de bordo.


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