Compartilhe
02 de Março de 2017 – 04h44 horas / Transportes em Revista-Portugal

O Mobile World Congress foi o palco escolhido pelo construtor sueco para o lançamento do Scania One. Trata-se de uma plataforma digital que proporciona aos proprietários das frotas e aos utilizadores o acesso a um conjunto de serviços que, num único ambiente digital, proporciona aos proprietários de frotas e aos condutores uma série de serviços conectados entre si. Com 250 mil veículos Scania conectados, esta plataforma possibilita um acesso coerente e simples a serviços que aumentam a eficiência. 


Através do Scania One, quer os proprietários das frotas, quer os condutores têm acesso aos serviços conectados mais importantes, podendo assim simplificar e melhorar os seus serviços de transportes. O Scania One é constituído por uma plataforma de clientes, aberta aos serviços Scania atuais e futuros, que dispõe igualmente de serviços em parceria no versátil dispositivo Android para tablet.


O Scania One, que possui software do gigante da tecnologia de comunicações Ericsson, foi concebido para ir ao encontro das diversas necessidades dos clientes e dos condutores, relacionadas com a operação dos transportes rodoviários de mercadorias, o serviço de transportes, ou simplesmente as preferências pessoais. Dado que, caso se pretenda, podem ser acrescentados outros serviços, a plataforma Scania One proporciona uma escolha atrativa num único dispositivo. A partir do lançador específico para tablet, os condutores podem aceder a todas as apps subscritas pela empresa de transportes.


O Scania One inclui o Scania Fleet Management, o sistema completo de análise e controlo, que permite aos proprietários das frotas terem uma perspectiva do equipamento e dos condutores. Permite também aceder a dados completos sobre tendências de desempenho, relativamente a fatores essenciais que afetam diretamente os custos, tais como o consumo de combustível e o desgaste do veículo. Constitui igualmente uma ferramenta inestimável para o planeamento das frotas, facultando informação sobre a localização dos veículos e a necessidade de assistência.


A Fleet Performance, uma app sobre o desempenho da frota, é uma versão abreviada do Scania Fleet Management, que contém apenas a informação mais pertinente.


O Scania One é compatível com a plataforma da Volkswagen Truck & Bus, baseada na “Cloud”, que serve igualmente como base para o RIO, abrindo oportunidades para novos serviços num ecossistema mais amplo.


voltar