Compartilhe
28 de Julho de 2015 – 04h16 horas / Hoje em Dia

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) informou que seis praças de pesagem de veículos de carga voltaram a funcionar nos últimos dias. As balanças estão instaladas nas rodovias rodovias MG-431 (Itaúna), MG-439 (Córrego Fundo), BR-418 (Nanuque), MG-164 (Bom Despacho) e MG-449 (Arceburgo) com dois equipamentos. Segundo o DER, somente a partir desta terça-feira (28) os veículos com irregularidade no peso da carga serão autuados de acordo com a legislação.

Conforme o órgão, até o fim deste mês mais cinco equipamentos devem entrar em operação em cinco cidades mineiras. Confira a lista completa na arte abaixo. Para agosto, a previsão é de que 34 balanças devem ser instaladas nas estradas do Estado.

Os equipamentos, contudo, precisam ser aferidos pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) antes de começar a multar.
Licitação

As praças de pesagem do DER/MG estavam desativadas desde outubro do ano passado em função do encerramento dos prazos contratuais. Até o momento foram contratados quatro lotes e outros dois lotes serão objeto de licitação

Penalidades

O condutor que não entrar no posto de pesagem comete infração grave, ganha cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. A retirada, sem autorização, do veículo em que foi constatada a necessidade de remanejamento ou transbordo da carga excedente é considerada infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54.


voltar