Compartilhe
04 de Dezembro de 2017 – 05h24 horas / FIESP

O Observatório de Mercados Ilícitos convida a todos a participarem do lançamento da 2º edição do Anuário de Mercados Ilícitos Transnacionais 2017, no dia 07/12, onde apresentaremos:

 

Os valores movimentados pelos mercados ilícitos de tabaco, eletrônicos, automóveis, vestuário, higiene & perfumes, químicos, brinquedos, alimentos e medicamentos no ano de 2016 no Estado de São Paulo.

 

Destacando que mercados ilícitos são formados por diversos tipos de crime, em especial roubo/furto de cargas e estoques, contrabando, descaminho, falsificação e pirataria de produtos.

 

A Pesquisa de Vitimização da Indústria, que revelará o impacto da atividade dos mercados ilícitos obre a indústria paulista, quanto a perda diretas e indiretas.

 

Apresentação do Relatório de Cadeias Ilícitas, onde serão descritos o funcionamento das cadeias ilícitas que operam nos mercados de combustíveis e defensivos agrícolas.

 

Contamos com a participação de todos para encontrar soluções para esse grave problema que afeta a indústria, a sociedade paulista e brasileira.


PROGRAMAÇÃO*

 

08h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

09h00 – Abertura institucional e contextualização

Ricardo Lerner, Vice-presidente da FIESP e Diretor Titular do Departamento de Segurança – DESEG

Ana Amélia, Senadora da República (a confirmar)

Edson Vismona, Presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial e do Fórum Nacional de Combate à Pirataria e a Ilegalidade

Efraim de Araújo Morais Filho, Deputado Federal (a confirmar)
09h30 às 10h30 – Lançamento do Anuário de Mercados Ilícitos 2017 – Apresentação dos números atuais dos Mercados Ilícitos no Estado de São Paulo levantados pelo Observatório de Mercados Ilícitos da FIESP e seus impactos diretos e indiretos na sociedade; Apresentação da pesquisa de vitimização 2017 da Indústria do Estado de São Paulo; Lançamento do Relatório de Cadeias Ilícitas – A descrição do funcionamento dos mercados ilícitos por meio de suas cadeias produtivas e logísticas. Entenda a complexidade dos mercados criminais e suas formas de atuação para burlar as autoridades prejudicando o empreendedorismo e a sociedade.

João Henrique Martins, Coordenador do Observatório de Mercados Ilícitos do Departamento de Segurança – DESEG
10h30 às 13h00 – Como mudar o cenário da Segurança Pública Brasileira? Quais as ações que podem impactar de maneira real na melhoria da Segurança pública do Brasil e por onde começar.

Mediador: Ricardo Boechat, Jornalista

Edson Vismona, Presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial e do Fórum Nacional de Combate à Pirataria e a Ilegalidade

João Henrique Martins, Coordenador do Observatório de Mercados Ilícitos do Departamento de Segurança – DESEG

José Mariano Benincá Beltrame, Ex-Secretário de Estado da Segurança Pública do Rio de Janeiro

Leandro Piquet Carneiro, Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo – USP e colaborador do Centro de Liderança Pública (CLP)

Leonardo Giardin de Souza, Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul

Luciano Stremel Barros, Presidente Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras – IDESF

Rodolpho Ramazzini, Diretor da Associação Brasileira de Combate à Falsificação – ABCF

*programação sujeita a alteração.


voltar