Compartilhe
08 de Outubro de 2018 – 16h54 horas / NTC&Logística

Na última quinta-feira (4/10), aconteceu na cidade de Cascavel/PR, o Seminário Itinerante COMJOVEM, onde empresários, lideranças sindicais, executivos, profissionais do setor e administradores do TRC (transporte rodoviário de carga) tiveram a oportunidade de se atualizar e trocar experiências.

 

Diego Nazari Reis, coordenador da COMJOVEM de Cascavel, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. “O mais satisfatório de organizar um evento é ver a casa cheia”, comemorou. Em seguida, Antônio Ruyz, vice-coordenador da COMJOVEM Nacional, deixou sua mensagem. “A COMJOVEM é baseada em três pilares: a NTC&Logístia, a Federação e o Sindicato local. Agradeço a presença do Francisco Pelucio, representando o presidente da NTC, José Hélio Fernandes, o presidente em exercício da FETRANSPAR, Carlos Antônio da Silva Vieira, e em especial ao Wagner Adriani de Souza Pinto, presidente do Sintropar”.

 

Ruyz fez questão de fazer um agradecimento especial aos patrocinadores do evento: “obrigada a essas empresas que sempre acreditaram na COMJOVEM e na importância da sucessão familiar. Hoje somos 26 núcleos em todo país, o que mostra que estamos no caminho certo”.

 

O presidente do Sintropar, sindicato anfitrião do evento, Wagner Adriani de Souza Pinto, falou que é preciso dividir conhecimento e essa é a ideia do evento. Falou sobre o significado da vida e concluiu que tempo é vida. “Vocês estão aqui investindo aquilo de mais precioso que vocês têm: seu tempo. Portanto, aproveitem cada minuto pelos quais estamos passando. Aproveite seu tempo para adquirir conhecimento, para fazer amizades, para somar, para crescer, para evoluir, para fazer a diferença no espaço e no momento que você está. Bom evento a todos”.

 

Carlos Antônio da Silva Vieira, presidente em exercício da FETRANSPAR, comentou sobre a capacidade dos jovens brasileiros e a necessidade de se capacitar cada vez mais. “Nós temos que lutar por um Brasil melhor, por um Brasil que tenha oportunidades para vocês crescerem com as empresas que vocês estão assumindo, que vocês se especializem e fiquem aqui no Brasil. A importância de vocês no mercado é fundamental. Vamos pensar nisso neste domingo, quando formos escolher nossos representantes”.

 

Representando o presidente da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, Francisco Pelucio, diretor financeiro da entidade, fez questão de deixar sua mensagem aos jovens presentes. “Quando Flávio Benatti assumiu a presidência da NTC, há pouco mais de 10 anos, eu tive uma brilhante ideia e falei para ele criar a COMJOVEM Nacional e as vice-presidências regionais, que são ocupadas pelos presidentes das Federações. Hoje já temos presidentes de sindicatos advindos da COMJOVEM e eu fico muito feliz de estar aqui e de ter feito parte dessa história”.

 

Com o patrocínio de MAN Latin America, No Trexo, Sascar e Trade Vale, tradicionais parceiras do setor, o Seminário contou com palestrantes de Leonardo Armbruster Barbato, formado em Engenharia Mecânica – FEI, MBA em Gestão Empresarial-FGV, Especialização em Administração de Transporte de Cargas-IMT Mauá e Personal & Professional Coaching–SBCoaching, Narciso Figueirôa Junior, advogado e assessor jurídico da NTC&Logística, e André de Simone, vice-coordenador da COMJOVEM Nacional.

 

Os temas abordados por eles foram, respectivamente, “Como os jovens líderes, do setor do transporte, deverão posicionar diante de tantos desafios da era digital?”, “Atualidades sobre a terceirização da mão de obra no TRC” e “Viagem de estudos à Alemanha – Projeto Cliente 4.0 da Mercedes-Benz”.

 

Narciso fez uma exposição sobre os conceitos econômico e jurídico da terceirização e os seus objetivos. A Súmula 331 do TST, as modalidades de terceirização já previstas em lei: contrato de empreitada, locação de serviços, representação comercial, contrato de sociedade, trabalho autônomo na nova CLT e a prestação de serviços a terceiros (lei 13429/17). Também relatou as práticas não recomendadas na contratação de transportadores autônomos agregados e independente e as cautelas na contratação e em que medida a nova lei da terceirização de mão de obra (6019/74 É 13429/17) e a Decisão plenária do STF de 30/08/18 que permite a terceirização em qualquer atividade da empresa impacta o transporte rodoviário de cargas.

 

Os patrocinadores também puderam interagir com o público, foram eles: Pedro Chaves, Diretor Comercial da Sascar, Liliam Lorosa, da Trade Vale, e Glauco Juliato, da MAN Latin Amercia.

 

O Seminário Itinerante COMJOVEM foi organizado pela DBA&C Associados, teve apoio institucional da FETRANSPAR e do SINTROPAR e apoio do núcleo da COMJOVEM local.


voltar