SEST SENAT expande capacidade para ampliar serviços aos trabalhadores do transporte
Compartilhe
12 de Abril de 2017 – 02h49 horas / Sest Senat

Dando continuidade à missão de promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte, o SEST SENAT deve inaugurar, nos próximos dois anos, 104 unidades em todo o país. Serão 56 novas e outras 48 que substituirão às já existentes em rodovias, nos espaços dos postos de combustível. Com isso, a instituição passará a ter 203 unidades dos tipos A, B, C e DN.


Do total a serem construídas, 77 terão a chamada tipologia DN. Com um terreno de aproximadamente 5.000 m2, as novas estruturas terão dois prédios principais, onde estarão inseridos os módulos de desenvolvimento profissional e de promoção social. Outras 27 terão tipologia C e contarão ainda com espaço de lazer. “A instituição já possui 147 unidades em todo o país e, a partir de agora, se prepara para dar mais um grande passo. Estamos ampliando a nossa estrutura e buscamos, com isso, atender a um número cada vez maior de trabalhadores do transporte”, comemora o presidente dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Clésio Andrade. 


Unidades tipo DN


As unidades tipo DN seguirão a mesma lógica dos serviços já oferecidos pelas outras: atender trabalhadores do setor e seus dependentes em ações de aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento e atualização da mão de obra, além de serviços de saúde, lazer e cultura.


No módulo de desenvolvimento profissional, serão realizados cursos de qualificação e aperfeiçoamento, além de campanhas e palestras voltadas à capacitação dos trabalhadores. As unidades também contarão com atividades para a promoção de novas formas de convivência social entre os profissionais. No módulo de promoção social, serão oferecidos serviços de assistência odontológica, fisioterápica, psicológica, nutricional e de prevenção e educação em saúde. As novas terão ainda áreas com múltiplas funções, com capacidade para até 300 lugares, com foco em atividades socioculturais, de desenvolvimento social e de sustentabilidade.


Unidades tipo A e B


O SEST SENAT também possui unidades dos tipos A e B nos grandes centros urbanos. Nessas estruturas são oferecidos: serviços de assistências fisioterápica, psicológica, nutricional e odontológica; salas de raio-X; quadras poliesportivas; ginásio coberto; campos de futebol; parque aquático; churrasqueiras; restaurante; parque infantil; espaço para eventos; área de ginástica; auditório; salas polivalentes e de TV/vídeo. Para o desenvolvimento profissional, dispõe ainda de salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, oficina pedagógica e auditório.


Mais municípios atendidos


Para Vander Costa, presidente do Conselho Regional de Minas Gerais, a novidade vai dar continuidade ao trabalho de crescimento das atividades da instituição, que já contempla grandes centros urbanos. “As novas unidades vêm dar capilaridade, sendo construídas em cidades de médio porte. O tamanho é o ideal para esses locais, o que vai possibilitar maior quantidade de municípios atendidos, sem deixar de oferecer o que o trabalhador do transporte precisa: treinamentos e assistência social. ”


José Hélio Fernandes, presidente do Conselho Regional Centro-Oeste, também se mostra otimista com a expansão da estrutura da instituição. “As novas unidades operacionais do SEST SENAT serão implantadas em localidades estratégicas que ampliarão a capacidade de atendimento aos trabalhadores do transporte nas áreas de qualificação profissional, saúde e lazer”, ressalta.


Novo conceito de atendimento


O padrão visual das novas unidades será diferenciado, mais moderno e manterá a fácil identificação da marca SEST SENAT. Além disso, as estruturas serão construídas com soluções ambientais sustentáveis, como a utilização de telha metálica, laje e forro de gesso nas coberturas, que funcionam como isolante térmico e dissipam o calor.


Outra vantagem são os recursos para aumentar a eficiência dos condicionadores de ar, com sistemas de placas para captação de energia solar e iluminação de led. A expectativa é que as medidas representem economia de até 40% em relação ao método construtivo atual. “Estamos muito felizes em poder ampliar a capacidade do SEST SENAT. Muito em breve, entregaremos um novo conceito de atendimento aos trabalhadores do transporte, afinal, eles representam o foco do nosso trabalho”, afirma a diretora-executiva nacional da instituição, Nicole Goulart.


Unidades tipo C


Entre as unidades tipo C já em construção, Teotônio Vilela (AL) e Duque de Caxias (RJ) estão em estágio mais avançado e devem ser entregues no primeiro semestre de 2017. “Cada vez mais, estamos conseguindo pulverizar o atendimento, chegando próximos aos nossos trabalhadores, sempre oferecendo uma condição melhor.  Com a criação das novas unidades em todo o Brasil, o SEST SENAT conseguirá atender um número maior de trabalhadores, que é o nosso objetivo principal como instituição”, afirma o presidente do Conselho Regional Nordeste II, Eudo Laranjeiras Costa.


Ari Rabaioli, presidente do Conselho Regional de Santa Catarina, comemora a chegada de uma nova unidade no Estado. “A importância para Santa Catarina é muito grande, pois teremos uma nova estrutura em Joinville, a maior cidade do Estado. Poderemos aumentar o atendimento aos caminhoneiros e aos nossos demais colaboradores. Outro fator importante é que, antes, alguns cursos essenciais eram realizados em sindicatos. Agora, poderemos oferecê-los dentro do próprio SEST SENAT”, comemora.


voltar