SEST SENAT fortalece missão de oferecer melhores condições de vida aos trabalhadores
Compartilhe
15 de Julho de 2014 – 03h08 horas / Agência CNT de Notícias

Há pouco mais de três meses, Kátia Regina de Souza assumiu uma nova função. Agora ela é motorista de ônibus. Influenciada pelo exemplo da mãe, que aos 62 anos ainda trabalha no setor de transporte, Kátia comemora a contratação em uma empresa de transporte urbano de passageiros em Campo Grande (MS). “Ter o emprego que tenho hoje é a realização de um sonho. Sempre quis ser motorista. Por isso procurei o Sest Senat para me qualificar e estar pronta para assumir essa nova função. Só tenho a agradecer por tudo que aprendi e conquistei.”

Kátia faz parte dos milhares de trabalhadores do setor de transporte que, há 20 anos, são atendidos pelo Sest Senat em todo o Brasil. A instituição tem como compromisso formar e qualificar os profissionais do setor, além de oferecer mais qualidade de vida a quem está diariamente à frente das mais variadas funções da atividade transportadora e aos seus dependentes. Para comemorar estes 20 anos, estão sendo organizadas diversas atividades esportivas e culturais em todo o país, como shows sertanejos e circuitos de corrida e caminhada. O calendário com todos os eventos será anunciado posteriormente nos canais de comunicação do Sest Senat.

Nestas duas décadas de atuação, são quase 100 milhões de atendimentos realizados nos programas de desenvolvimento profissional e de promoção social. O trabalho desenvolvido pelo Sest Senat contribui para o desenvolvimento do transporte no país. As conquistas dos últimos anos confirmam a atuação do Sest Senat como uma instituição consciente de sua responsabilidade, pautada pela eficiência dos serviços prestados à sociedade. O Sest Senat foi criado pela lei nº 8.706, de 1993, e as duas primeiras unidades – Vila Jaguará e Parque Novo Mundo – foram inauguradas, na cidade de São Paulo, em 1994. Atualmente são 146 unidades em funcionamento nas cinco regiões do país. Todas equipadas com salas de aula e laboratórios de informática para a qualificação profissional e locais destinados para atendimentos da promoção social, como consultórios e áreas para a prática de esportes e atividades culturais e de lazer.

Duglacy Antunes da Silveira é diretor do Sest Senat Parque Novo Mundo (SP) e acompanhou a criação da instituição. “No início, o setor de transporte era ligado à indústria. Com o tempo, os empresários do setor foram percebendo que era necessário oferecer atendimento aos seus trabalhadores de uma maneira mais específica, voltada para a atividade transportadora. Foi assim que se iniciou o movimento de criação do Sest Senat”, conta ele. De acordo com Silveira, hoje, o Sest Senat representa um marco na atividade transportadora. Na visão dele, os atendimentos oferecidos pelas mais de cem unidades do país permitiram uma mudança no perfil dos trabalhadores que atuam no setor. “É claro que o desenvolvimento da tecnologia contribuiu para isso, mas a qualificação oferecida pelo Sest Senat possibilita a profissionalização da atividade.”

No programa de desenvolvimento profissional, o Sest Senat desenvolve projetos para atender à demanda dos transportadores por mão de obra especializada, promovendo oportunidades de ascensão profissional e de melhoria das condições de vida dos trabalhadores. São projetos e cursos, presenciais e a distância, técnico de nível médio de qualificação, de atualização e de aperfeiçoamento, além de palestras sobre educação profissional, para garantir aos trabalhadores em transporte o aprimoramento das competências profissionais necessárias ao aumento da empregabilidade no setor. Em 20 anos, foram registradas, aproximadamente, 14 milhões de matrículas nas ações de desenvolvimento profissional. Entre as principais atividades realizadas pela instituição, destacam-se os projetos lançados neste ano, que fornecem, de maneira gratuita, a primeira CNH a jovens entre 18 e 25 anos e a troca de categoria para motoristas entre 21 e 45 anos.

Ao todo, o Sest Senat oferece mais de 300 cursos voltados para as diferentes áreas que envolvem a atividade transportadora. Entre os realizados na modalidade presencial, merecem destaque aqueles que fazem parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O programa, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, registrou, entre 2012 e junho de 2014, 150 mil matrículas nos cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos de nível médio. No mês passado, a instituição recebeu das mãos da presidente Dilma Rousseff, uma placa de destaque e agradecimento pela parceria durante a primeira etapa do Pronatec. A homenagem aconteceu na cerimônia de lançamento da segunda etapa do programa, que prevê a ampliação no número de beneficiados a partir de 2015. As ações desenvolvidas pelo programa Formação de Novos Motoristas, desde 2011, também ampliam os resultados conquistados pelo Sest Senat nestes 20 anos. Somente no ano passado, 4.765 novos motoristas foram formados para atuarem em empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros. Os cursos têm carga horária mínima de 160 horas e são compostos por aulas teóricas e práticas.

Desempregado, Everton Teixeira de Almeida está inscrito no programa para se qualificar e conseguir uma nova oportunidade de emprego. “Quero ser motorista de carreta e percebi que precisava me preparar, por isso, procurei o Sest Senat. Com o que estou aprendendo, tenho certeza de que, em breve, estarei de volta ao mercado de trabalho”, relata ele.

Na modalidade a distância, o Sest Senat oferece cursos realizados pela internet ou com material didático enviado por correspondência para atender à demanda de pessoas que querem investir em desenvolvimento profissional, mas que não podem participar das aulas presenciais. Em 2013, o Portal EaD (Educação a Distância) do Sest Senat na internet foi totalmente reformulado, visando aprimorar a qualidade dos cursos e a satisfação dos usuários. Estão sendo ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada e Técnicos de Nível Médio.

Promoção social

Nestes 20 anos, o Sest Senat também tem atuado fortemente na promoção do bem-estar dos trabalhadores do setor de transporte e de seus dependentes, com ações e serviços voltados para a proteção e a recuperação da saúde, para a prática de atividades físico-desportivas e a participação em atividades socioculturais. O total de atendimentos realizados nos consultórios e durante as atividades físicas, esportivas, sociais, culturais e recreativas é de quase 70 milhões. Ao longo dos anos, as ações de saúde foram sendo ampliadas em todas as unidades do país. Hoje são oferecidos atendimentos de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição.

Ao longo dos anos, as ações de saúde foram sendo ampliadas em todas as unidades do país. Hoje são oferecidos atendimentos de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição. O atendimento nutricional, que foi implantado no segundo semestre de 2013, orienta os trabalhadores sobre a importância de uma alimentação saudável para o bom desempenho profissional e já tem bons resultados. Exemplo disso é o caso do motorista de caminhão Ademar Boff. Desde que iniciou o atendimento nutricional, há três meses, no Sest Senat de Chapecó (SC), ele conseguiu perder 11 kg. “Posso afirmar que hoje sou outra pessoa. Estou mais disposto para trabalhar e meu desempenho na empresa melhorou muito”, conta. Boff afirma que não deixou de comer nada do que sempre gostou, apenas entendeu a importância de incluir alimentos mais saudáveis no seu dia a dia e praticar atividades físicas.

Nas clínicas de fisioterapia são trabalhados os cuidados que os trabalhadores devem ter com relação à postura, principalmente porque passam horas na mesma posição. A prevenção e os cuidados com a coluna são o foco do tratamento.

Motorista do transporte coletivo de passageiros em Recife (PE) há quase 30 anos, Ginaldo Alves dos Santos iniciou o tratamento no Sest Senat para aliviar as dores que se estendem da coluna até as pernas. Com poucas sessões, ele afirma que já é possível observar uma melhora e elogia a equipe da unidade. “Todo o atendimento é muito bom, desde a recepção até o fisioterapeuta. Estou bastante satisfeito com o tratamento”, diz ele. Os atendimentos psicológicos atuam, prioritariamente, na prevenção e no tratamento dos usuários de álcool, drogas e outras substâncias químicas. E na área de odontologia, além dos procedimentos de limpeza, curativos e procedimentos de emergência, as unidades oferecem atendimentos de dentística, endodontia, periodontia, ortodontia e prótese.

O Sest Senat ainda mantém em suas estruturas locais apropriados para a prática de esportes e o desenvolvimento de ações de lazer e cultura, como campos de futebol, quadras poliesportivas, parques aquáticos, ginásio de esportes, parques infantis, salão de jogos e churrasqueiras. Dessa forma, a instituição proporciona bem-estar e oferece uma forma de vida mais saudável aos trabalhadores do setor. Uma dessas ações que merece destaque é a Copa de Futebol Society, que já está em sua terceira edição e mobiliza milhares de profissionais em todo o país.

Dentro do programa de promoção social também são desenvolvidas palestras, que oferecem ainda mais conhecimento aos profissionais do transporte sobre a importância de questões sociais, como a cidadania e os cuidados com a saúde. As palestras acontecem nas unidades ou nas empresas de transporte. Outra ação de destaque da instituição é a participação nacional no Programa de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Há alguns anos, o Sest Senat desenvolve ações para enfrentar uma das mais graves formas de violação aos direitos humanos. E nas unidades ainda são realizadas atividades socioculturais, integrando cursos, oficinas e apresentações artísticas, voltados para a promoção da diversão, da arte e da cidadania, além de campanhas comemorativas, como o Dia Internacional da Mulher, o Dia Mundial da Água, o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Dia do Motorista e a Semana Nacional do Trânsito.


voltar