Compartilhe
30 de Setembro de 2015 – 05h04 horas / CNT

​Interessados em obter o RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) já podem se inscrever para realizar a Prova TAC (Transportador Autônomo de Cargas), disponibilizada pelo SEST SENAT. A aprovação no exame é uma das exigências da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para conceder o registro.

Em julho deste ano, a Agência publicou a Resolução 4.799/2015, estabelecendo os novos procedimentos para inscrição e manutenção do RNTRC. Conforme as normas, o transportador autônomo de cargas deve ser aprovado em exame de conhecimento ou ter ao menos três anos de experiência na atividade. Assim, se o interessado responder ao teste e obtiver pelo menos 60% da pontuação máxima, receberá a certificação e poderá apresentá-la aos postos da ANTT. 

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site ead.sestsenat.org.br e clicar na aba "Provas". “Após realizar o conjunto de passos necessários para efetivar a inscrição, o candidato faz o agendamento on-line da data e horário desejados para responder ao exame, na unidade mais próxima a ele. A prova tem duração máxima de 2h30min e é realizada nas unidades SEST SENAT participantes. O certificado estará disponível automaticamente para o candidato após a aprovação", explica a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT, Katiane Batista.

A inscrição é gratuita para os contribuintes do SEST SENAT. Os não contribuintes devem pagar uma taxa de R$ 50,00 no ato de realização do teste.

Quem quiser se preparar melhor para o exame, pode fazer o curso específico TAC, oferecido gratuitamente e na modalidade a distância pelo SEST SENAT. A diretora-executiva nacional da instituição, Nicole Goulart, diz que a oferta da capacitação e da prova, além de atender às regras da ANTT, é uma “resposta à demanda do setor de disponibilização de cursos para auxiliar na inserção de motoristas profissionais autônomos no transporte rodoviário de cargas”.

Exigências para obter o RNTRC

Conforme a Resolução 4.799/2015 da ANTT, para obter o RNTRC, os transportadores autônomos de cargas devem preencher os seguintes requisitos:

– possuir CPF ativo
– possuir documento oficial de identidade
– ter sido aprovado em curso específico* ou ter ao menos três anos de experiência comprovada na atividade
– estar em dia com sua contribuição sindical
– ser proprietário, coproprietário ou arrendatário de até três veículos automotores de carga categoria “aluguel” na forma regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito)


voltar