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03 de Novembro de 2016 – 05h16 horas / Sest Senat

No mês de novembro, todas as unidades operacionais do SEST SENAT estarão mobilizadas pelo Novembro Azul, campanha de conscientização sobre o combate ao câncer de próstata. A doença é silenciosa, não costuma apresentar sintomas. Por isso, o objetivo da ação nacional é chamar a atenção dos trabalhadores do setor de transporte sobre a importância de se fazer o exame de prevenção, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento e cura.


Alinhadas com esse objetivo, as unidades do SEST SENAT desenvolverão um conjunto de atividades, como blitze educativas, caminhadas, palestras, realização de exames de saúde e orientações sobre a doença.


Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma). Segundo as estimativas, são quase 70 mil novos casos por ano. Em 2011, conforme os dados mais recentes do Ministério da Saúde, 13 mil brasileiros morreram em decorrência da doença.


O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Conforme o Inca, 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A recomendação é que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45, se existe risco elevado para o surgimento do câncer (casos de câncer de próstata na família). Se não existe, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente.


Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata pois dia 17 desse mês é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.


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