Compartilhe
07 de Março de 2014 – 02h16 horas / Redação FETCESP

O cuidado com a alimentação muitas vezes passa despercebido na correria do dia a dia, especialmente para os trabalhadores do transporte, devido a sua atividade profissional.  Por isso, a proposta do Sest Senat é implantar clínicas de nutrição em várias unidades e trabalhar uma nova conscientização alimentar através da educação nutricional. A Unidade Vila Jaguara acaba de implantar a sua clínica e oferece atendimento gratuito da nutricionista Valéria Bordin, nas terças e quintas-feiras, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas e nas sextas-feiras das 8 às 12 horas.


A diretora da Unidade Francisca Biagioni, explica que a atuação da profissional está voltada à orientação sobre os cuidados com a alimentação e auxiliar os trabalhadores a adotar uma nova rotina alimentar. “Realizar melhores escolhas alimentares quando se está ao volante, não é uma indicação apenas às pessoas que querem e precisam readequar seu peso, mas é uma realidade também para quem deseja evitar o cansaço e a fadiga após o almoço ou quando ainda terão que enfrentar um longa jornada que exige bom desempenho e disposição”, avalia.


A nutricionista Valéria explica que muitos até sabem o que faz parte de uma alimentação saudável, como por exemplo, aumentar o consumo de frutas e verduras, diminuir o consumo do açúcar e do sal e controlar o consumo de gorduras. No entanto, na prática do dia a dia, acabam não conseguindo colocar em prática. Nestes casos é que entra o acompanhamento nutricional, que, se for realizado de maneira periódica, oferece as ferramentas certas para iniciar mudanças. Inclusive, pequenas intervenções na rotina alimentar já começam a fazer a diferença, como reduzir o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas e introduzir mais água mineral no dia a dia, aprender a mastigar e a ouvir seus sinais internos de fome e saciedade e introduzir novos grupos alimentares como as frutas”, ensina a nutricionista.


Valéria, ainda observa: “associar melhores escolhas alimentares a um comer de maneira consciente, cria oportunidades para aproveitar tudo com intensidade e equilíbrio, com mais saúde e disposição, alcançando a tão falada Qualidade de Vida”.


voltar