SETCESP conhece operações de transporte na Alemanha
Compartilhe
25 de Setembro de 2018 – 16h07 horas / SETCESP

No segundo dia da viagem técnica à Alemanha, o grupo de empresários e líderes do TRC visitou, nesta terça-feira (25), a Große Vehne, uma tradicional transportadora alemã com mais de 40 anos de operação no mercado. Desde 2003, a empresa trabalha e atende a região de Frankfurt através da sua divisão HSV, localizada em Friedewald. A transportadora possui mais de 600 veículos em operação, mais de 850 empregados e se destaca por ter diversos membros da família fundadora trabalhando nela até hoje.

 

Foram apresentados à equipe do SETCESP os problemas e desafios do transporte rodoviário de cargas na Alemanha, incluindo as questões trabalhistas, como funcionam as jornadas de trabalho dos motoristas no país e a problemática da falta de motoristas qualificados. Atualmente, estima-se que faltam 200 mil motoristas na Alemanha, chegando a ter veículos parados em algumas empresas devido à inexistência de mão de obra, a qual não se qualifica mais na área devido aos receios dos veículos autônomos deixarem o posto de trabalho obsoleto.

 

Também foram apresentados alguns projetos em desenvolvimento para melhorar a eficiência da frota em relação ao consumo de combustíveis como a platooning, tecnologia de comboios semiautônomos, na qual o caminhão líder é guiado por um motorista e os subsequentes automaticamente seguem o líder, com mínima interferência humana.

 

Também foram discutidas as novas dimensões de veículos com comprimento de até 17,8m, o que permite mais eficiência ao carregar 4 pallets a mais que a formação antiga, aumentando a produtividade e reduzindo entre 18% e 20% o consumo global de combustível da empresa em determinadas rotas nas quais esses veículos podem operar.

 

Por fim, o grupo do SETCESP realizou uma visita guiada no pátio da Große Vehne, acompanhou o carregamento de um container por uma carreta e visitou as instalações de manutenção da empresa.

 

Fique atento as redes sociais do SETCESP e não perca nenhuma novidade da viagem técnica deste ano!

 

Confira os vídeos do segundo dia! Facebook e Instagram.


voltar