SETCESP fecha viagem técnica no Ministério dos Transportes do Japão
Compartilhe
14 de Setembro de 2015 – 04h40 horas / Imprensa SETCESP

O SETCESP finalizou sua viagem técnica ao Japão com uma visita oficial ao MLIT, Ministério de Território, Infraestrutura, Transporte e Turismo. No Ministério, o grupo de brasileiros foi recebido por Taniguchi Reishi, Diretor de Políticas da Divisão de Logística do MLIT, Hiroaki Ohara, deputado Diretor de pesquisas econômicas, pesquisas de tráfego e estradas do MLIT,  Dr. Eiichi Taniguchi, professor do Departamento de Logística e Gestão Urbana da Universidade de Kyoto, e Fábio Schmidt – Primeiro Secretário, chefe do Departamento de Comércio e Promoções da Embaixada Brasileira no Japão.

Segundo o vice-presidente do SETCESP, Tayguara Helou, a reunião no ministério revelou uma série de informações importantes sobre o transporte no Japão, mostrando as diferenças culturais e organizacionais do sistema logístico e de tráfego dos japoneses. "O mercado de transportes japonês, assim como as outras atividades econômicas, sofre com a falta de mão de obra, pois o Japão é um país com evidente baixa taxa de natalidade e população envelhecida. Outra questão interessante que há no país é um embate interno no governo sobre a construção de mais rodovias ou investimento em outros modais. A logística no Japão, sem dúvida, atingiu um nível de excelência invejável a qualquer outra nação", diz Helou.

O presidente do SETCESP, Manoel Sousa Lima Jr., destacou a preocupação com as emissões de gases veiculares e com o equilíbrio e a sustentabilidade ambiental que há no setor de transportes do Japão, mostrado na reunião no ministério. "O governo japonês fomenta pesquisas sobre novas tecnologias e equipamentos para melhorar o impacto ambiental do transporte. O país tem uma política de renovação de frota e os caminhões têm, em média, uso de 10 a 15 anos, com realização de inspeções veiculares regulares e controle das emissões. As regras de emissões veiculares são mais rigorosas que os padrões Euro5 Proconve P7, adotados no Brasil", explica o presidente.

"Aqui termina a programação da viagem para o Japão e destaco que, apesar de termos absorvido grandes novidades e conhecimentos sobre o transporte e a logística, ficou marcada de forma unânime no grupo e gigantesca diferença cultural do povo japonês em relação a todas as outras culturas ocidentais. O nível de serviço, a excelência em tudo o que fazem, a limpeza das cidades e das áreas públicas, a educação do povo e, principalmente, a disciplina, são exemplos para todos e podem chegar assustar os olhos mais despreparados", finaliza Tayguara Helou, que liderou o grupo de transportadores na viagem técnica internacional.


voltar