Compartilhe
25 de Setembro de 2017 – 06h00 horas / Setrans

No exercício em que completa 25 anos de atividades, o Sindicato das Empresas de Trasnporte de Cargas do ABC (Setrans)  homenageia o empresário e ex-presidente da entidade, Antonio Caetano Pinto (mais conhecido como Toninho) será agraciado como o primeiro título de sócio benemérito.


A homenagem é o reconhecimento de toda uma trajetória de um homem inteligente, empreendedor e que valoriza o ser humano acima de tudo. Respeitado no segmento como um profissional de sucesso, criador de um dos maiores grupos logísticos do Brasil (Trasnportadora Grande ABC) e visto por seus colaboradores, amigos e admiradores como um exemplo a ser seguido, uma pessoa que com seu trabalho e dedicação conseguiu vencer sem perder a humildade, a fé, o amor e o respeito ao próximo.


Defensor da associação em sindicatos e federações  – porque acredita que o empresário de transporte de carga tem importante papel a cumprir no desenvolvimento do Brasil – Toninho esteve no comando da presidência do Setrans no período 2005-2009.


Sua gestão foi marcada por uma luta obstinada pela construção da sede própria, inaugurada em dezembro de 2009. Bem diferente do início das operações nas acanhadas instalações do sobrado alugado, na rua Lobo em São Bernardo do Campo, a nova unidade, de São Caetano do Sul, é dotada de muita infraestrutura. Com 2.662 metros quadrados, conta com área de administração, salas de treinamento e de reunião, auditório com capacidade para 230 pessoas, salão de eventos, núcleo de conciliação, registro de  ANTT, etc.


Como legado de sua passagem à frente do sindicato, Toninho deixou a montagem de uma estrutura profissional. Dentre suas bandeiras e conquistas, destacam-se a implementação e consolidação do Programa ABC Empresarial com mais de 40 eventos e 8.300 convidados, a captura de patrocínios, a intensiificação da prática de cursos e dos treinamentos, a assessoria jurídica, a consultoria em custos e formatação de preços de frete, o uso de créditos de ICMS para a compra de caminhões, a emissão e controle da documentação fiscal. Sob o comando de Toninho, o Setrans foi a primeira entidade a lançar o Manaul do ICMS no Transporte Rodoviário do Estado de São Paulo.


Tem mais. Importante registrar que Toninho também desenvolveu papel importante no Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo do Campo, na defesa de aspectos como mobilidade, novos investimentos e captação de recutross junto ao BNDES.


voltar