SP terá rodízio estendido e interdições nesta segunda devido à Copa
Compartilhe
23 de Junho de 2014 – 11h37 horas / Folha de S. Paulo

A cidade de São Paulo vai ter alterações no trânsito nesta segunda-feira (23) por conta dos jogos da Copa do Mundo. Entre as principais medidas estão a ampliação do rodízio de veículos e o aumento do horário de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus, além de várias interdições.


O prefeito Fernando Haddad (PT) queria que fosse decretado feriado para evitar a repetição do trânsito da última terça-feira (17), quando o Brasil jogou contra o México, em Fortaleza, mas a proposta foi barrada na Câmara. Com isso, a administração municipal traçou um plano de contingência junto com o Comitê Paulista da Copa e com o governo estadual.


Nesta segunda, o Brasil jogará com Camarões às 17h, em Brasília. No mesmo dia haverá ainda um jogo entre Holanda e Chile, às 13h, no Itaquerão, na zona leste de São Paulo.


Entre as medidas para minimizar o impacto no trânsito está a ampliação do rodízio de veículos para quase todo o dia, das 7h às 20h –normalmente, ele funciona entre as 7h e as 10h e das 17h às 20h. No caso desta segunda, o rodízio restringe a circulação de veículos com placas de final 1 e 2. Algumas faixas já alertam o motorista sobre a mudança.


O plano de contingência também prevê o decreto de ponto facultativo para servidores públicos municipais e extensão dos horários das faixas exclusivas de ônibus para o dia inteiro -normalmente, eles funcionam nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 20h.


Também haverá um trabalho de maior sinalização e mais profissionais disponíveis para orientar os usuários de metrô nas estações Sé, República e Luz. O objetivo é aumentar a orientação às pessoas que vão ao estádio do Itaquerão e também às pessoas que estarão buscando alternativas aos pontos mais agitados.


Já o metrô informou também terá maior número de trens circulando ao longo de toda a manhã e tarde desta segunda-feira em todas as linhas para atender as pessoas que acompanharão os jogos da Copa e também por conta da volta do feriado prolongado de Corpus Christi.


O Metrô também alerta que as pessoas possuem ingressos para a entrada oeste do Itaquerão deverão optar por utilizar a Linha 3-Vermelha do metrô e desembarcar na estação Arthur Alvim, que fica a cerca de 1 km do estádio.


Já os torcedores com ingressos para a entrada leste do estádio deverão utilizar o Expresso da Copa da CPTM que sairá da plataforma 4 da estação da Luz (Linha 11-Coral) com destino à estação Corinthians-Itaquera, também a cerca de 1 km do estádio.


voltar