Compartilhe
23 de Junho de 2016 – 04h59 horas / G1

A rodovia dos Tamoios (SP-99), que liga São José dos Campos ao litoral norte de São Paulo, deve iniciar a cobrança em duas praças de pedágio a partir de 0h do próximo dia 1º. Os valores serão divulgados nos próximos dias.


A informação foi divulgada na segunda-feira (20) pela Concessionária Tamoios, que administra o corredor.


Os pedágios ficam no km 16,1 em Jambeiro e em Paraibuna, no km 59,3. A cobrança será nos dois sentidos.


A liberação das praças e o valor da tarifa dependem de aprovação do governo do Estado e publicação no Diário Oficial.


A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), órgão regulador do contrato de concessão, confirmou ao G1 por telefone que a concessionária Tamoios cumpriu as prerrogativas para ter a cobrança autorizada, mas reforçou a necessidade de autorização do Estado para liberação das praças de pedágio.


Contrato

 

A concessionária Tamoios administra o corredor desde abril de 2015. Para implantar o pedágio, o contrato previa, entre outras exigências, que a cobrança fosse autorizada apenas um ano após a assinatura do contrato de concessão – o prazo venceu no último mês de abril.


O plano de investimento inicial incluia também melhorias na iluminação na serra, recapeamento, sinalização, pintura e a realização de 6% da obra de duplicação da rodovia – segundo a concessionária, o índice já foi alcançado.


Tarifas

 

A expectativa divulgada em janeiro deste ano pela concessionária é que a praça em Jambeiro tivesse tarifa de R$ 3,30; e em Paraibuna, taxa de R$ 5,80. Os valores foram calculados com base no contrato, com data referente à 2015, e podem ser reavaliados – portanto estão sujeitos a ajuste.


voltar