Compartilhe
30 de Agosto de 2016 – 05h30 horas / Portal O Carreteiro

Tecnologia que capacita um veículo a ver, avaliar e agir já é realidade pronta e disponível para os caminhões e ônibus das próximas gerações. Uma demonstração da importância da tecnologia sofisticada aplicada aos veículos e o quanto poderá contribuir para evitar acidentes, promover a segurança e reduzir emissões, entre outros fatores, foi dada pela ZF, na Alemanha, ao apresentar um pacote de inovações com grande potencial de facilitar a vida das pessoas. O conceito básico reúne três aspectos para o veículo: ver, julgar e agir.

 

Sistemas eletrônicos de assistência com capacidade para reduzir riscos de acidentes em congestionamentos, função autônoma de manobra da carreta, eixos elétricos no semirreboque, transmissões automáticas que redefinem os padrões eficiência e conforto e transmissão para ônibus urbano que desliga o motor automaticamente quando o veículo para, entre outras soluções, são parte das novidades tecnológicas prontas para o mercado apresentadas pela empresa.

 

Para demonstrar e aplicar o que há de mais atual nos programas de assistência ativa para veículos comerciais, empresa preparou o protótipo de caminhão ao qual ela chamou de ZF Innovation Truck 2016. As inovações a ele aplicadas se prestam de sistemas com sensores, radares, mecânica, mecatrônica etc e chegam a impressionar; como se tivessem saído de um filme de ficção cientifica e se materializado.

 

Uma delas é a função Evasive Maneuver Assist (EMA), desenvolvido em parceria com a Wabco, que funciona da seguinte maneira: em situações de emergência, nas quais o motorista não vê ou percebe tarde demais um obstáculo na pista, ou se o trânsito para de forma brusca, a EMA assume o controle da direção eletro-hidráulica do veículo e o desvia do objeto, evita a colisão e para em seguida.

 

Mitja Schulz, responsável pela Unidade de Negócios de Sistemas de Direção para Veículos Comerciais da ZF TRW, lembra que nas manobras repentinas de desvio, sempre há o risco de o motorista esterçar muito pouco, podendo provocar uma colisão crítica, ou então de forma muito brusca e forte, fazendo o caminhão derrapar ou até mesmo tombar ou levá-lo a uma outra faixa de rodagem, colocando outras pessoas em perigo.

 

A função EMA é resultado da combinação das tecnologias de ponta da ZF e da Wabco, incluindo a direção ZF eletro-hidráulica mais o sistema de frenagem eletrônico (EBS) da Wabco, além do programa de assistência ao freio de emergência, o controle eletrônico de estabilidade veicular (ESC) e sistemas de controle da condução.

 

Para o Dr. Christian Wiehen, responsável pela área técnica da Wabco, a função Evasive Maneuver Assist evidencia claramente o que a Wabco e a ZF são líderes no desenvolvimento de tecnologia de segurança inovadora para veículos comerciais. “EMA é uma função de segurança que interconecta o controle transversal e longitudinal. Por isso, pode ser classificada de semiautomatizada até chegarmos na condução automatizada”, declarou.


voltar