Compartilhe
29 de Agosto de 2018 – 17h58 horas / CNT

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento veicular de porte obrigatório pelos motoristas, passa a ter uma versão digital. A novidade foi apresentada nessa segunda-feira (27) pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

 

O CRLVe traz todas as informações do documento impresso, além de um QR Code que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação durante uma abordagem de trânsito.

 

O Detran do Distrito Federal será o primeiro a oferecer aos condutores a versão digital do CRLV. A versão impressa continuará a ser utilizada. Até o dia 31 de dezembro, os Detrans de todos os estados deverão adotar a tecnologia.

 

Como obter o CRLVe

O documento digital será disponibilizado no mesmo aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação digital, a CNHe. Também será possível baixar o arquivo em formato PDF, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma situação em que se exija um documento autenticado.

 

Para obter o CRLV digital, o proprietário do veículo deve ter pago o licenciamento do veículo de 2018. Além disso, o Detran precisa já ter aderido à tecnologia.

 

Clique aqui para consultar os Detrans que aderiram ao CRLV Digital.

 

Passo a passo

– Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play. O aplicativo foi criado pelo Serpro. Quem já instalou o aplicativo não precisa fazer download novamente, basta atualizá-lo.

 

– Efetue o cadastro de usuário no aplicativo.

 

– Adicione o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).


voltar