Compartilhe
05 de Maio de 2017 – 06h02 horas / Frota & Cia

A demanda global por transporte aéreo de cargas, apurada em toneladas-quilômetro transportadas (FTK), cresceu 14% em março deste ano em relação ao mesmo período de 2016, de acordo com informações divulgadas no último dia 3, pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).


Já a oferta global por transporte aéreo de cargas, medida em toneladas-quilômetro disponíveis (AFTK), aumentou 4,2% em março deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Com isso, a taxa de ocupação global das aeronaves para o transporte de carga chegou a 47,4%, uma alta de 4,1% em um ano.


Em nota, o diretor o diretor geral da Iata, Alexandre de Juniac, o otimismo está retornando à indústria. “Março fechou um primeiro trimestre robusto com o maior crescimento anual no frete aéreo em seis anos e meio”.


Ao analisar o desempenho do transporte aéreo de cargas por região, a Iata destaca que, exceto a América Latina, todas as regiões analisadas (África, Ásia/Pacífico, Europa, Oriente Médio e América do Norte) tiveram um aumento na demanda no terceiro mês do ano.


Nos países latino-americanos, a demanda por transporte aéreo de cargas recuou 4,2% na comparação com março de 2016, enquanto a oferta diminuiu 1,9%. Desta maneira a taxa de ocupação para o transporte de cargas recuou 0,8 p.p., chegando a 31,9%.


O maior crescimento na demanda por transporte de cargas em março foi verificado na África, com uma alta de 33,5% na base anual, seguida pela Europa (+18,2%), Oriente Médio (+16,3%), Ásia/Pacífico (+13,6%) e América do Norte (+9,5%).


voltar