Compartilhe
04 de Novembro de 2016 – 05h17 horas / Valor Econômico

O transporte aéreo de cargas no mundo registrou em setembro avanço de 6,1% na comparação com igual mês de 2015, segundo dados divulgados hoje pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), taxa de crescimento mais alta desde fevereiro de 2015.

 

Ao mesmo tempo, a oferta de capacidade para o transporte de cargas em porões de aeronaves e aviões cargueiros aumentou 4,7% no mês, na comparação anual. A taxa de ocupação melhorou 0,6 ponto percentual, para 48,7% entre setembro de 2015 e o mesmo mês de 2016.

 

Segundo a Iata, o desempenho positivo do transporte de cargas no mundo em setembro coincidiu com uma recuperação nas exportações nos últimos meses. “Alguns fatores não recorrentes também podem ter contribuído, como a substituição dos smartphones Samsung Galaxy Note 7 durante o mês, bem como impactos iniciais provocados pelo colapso da linha de navegação marítima Hanjin no fim de agosto”, apontou a entidade.

 

Na América Latina, porém, o desempenho foi o pior da aviação cargueira mundial, com retração de 4,5% no tráfego na comparação anual.

 

Segundo a Iata, o transporte aéreo de cargas dentro da América do Sul tem sido o mais fraco neste ano, com queda de 14% em volumes contratados. Por outro lado, a força da economia americana ajudou a impulsionar os volumes de cargas nas rotas entre a América do Norte e América do Sul, com as importações da Colômbia e do Brasil aumentando 5% e 13%, respectivamente, apontou a entidade.


voltar