Compartilhe
23 de Maio de 2017 – 05h24 horas / A Notícia

O grupo paritário do lote 7 da BR-101 Norte, composto por entidades de diferentes segmentos, apresentou propostas de investimentos na ordem de R$ 3,1 bilhões para melhorias no trecho de 407,8 quilômetros da rodovia, que começa no Contorno Leste de Curitiba e vai até a região de Florianópolis.


As reivindicações foram apresentadas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Fórum Parlamentar Catarinense durante reunião na sede da Fiesc. As sugestões incluem 130 intervenções em todo o lote. Seriam R$ 290 milhões (9% dos recursos) para obras no trecho entre Garuva e Barra Velha, na região Norte.


Entre as principais, estão a construção de 21 quilômetros de terceira faixa, seis viadutos em marginais, três quilômetros de marginais e dois retornos em viaduto. Os valores não contemplam possíveis desapropriações e manutenção das obras após concluídas.


David Díaz Almazán, diretor-presidente da Arteris, que administra o lote 7, disse que a empresa tem capacidade financeira e disposição para realizar os investimentos. Mas também pediu a participação do Tribunal de Contas da União (TCU) para debater as obras não previstas no contrato de concessão.


O engenheiro e consultor Newton Gava, que apresentou as propostas de investimentos, sugeriu que os recursos para as obras sejam captados por meio da transferência dos investimentos para o valor da tarifa, por aporte de recursos do próprio governo ou com obras executadas pelo DNIT.


– A transferência para a tarifa seria o caminho mais próximo – disse Gava, alertando para a falta de orçamento do governo federal.


Somando forças


Nesta quarta-feira, uma reunião na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Florianópolis irá discutir possibilidades para a execução da duplicação da BR–280 no trecho entre o bairro Itinga, em Araquari, e Balneário Barra do Sul e alguns trechos de terceira pista em trechos no acesso às praias de São Chico.


Participarão da reunião representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araquari (Aciaa) e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Os prefeitos de São Francisco do Sul, Araquari e Barra do Sul também irão participar da discussão, juntamente com o deputado estadual Darci de Matos e o supervisor do DNIT em Joinville e região, Antônio Carlos Gruner Bessa.


voltar