Compartilhe
24 de Novembro de 2017 – 05h11 horas / Luiz Marins

Todas as empresas fazem algum tipo de confraternização no final do ano.

 

Muitos clientes me perguntam o que fazer para comemorar o final do ano de maneira diferente e que seja mais produtiva e até educativa já que todos estão cansados das mesmas brincadeiras que se repetem ano após ano.

 

Aqui vão três sugestões:

 

1. Estudando clientes:

• Divida seus colaboradores em grupos;


• Selecione seus melhores clientes;


• Para cada grupo dê um cliente para que o grupo estude, conheça melhor e no dia da confraternização sorteie dois grupos para que apresentem aos colaboradores o que estudaram desses clientes e sua importância para a empresa.

 

2. Estudando fornecedores:

• Faça o mesmo com seus mais importantes fornecedores. Faça com que os grupos estudem os fornecedores e sorteie dois grupos para uma apresentação no dia da confraternização, da mesma forma como fizeram com os clientes selecionados.

 

3. Integrando os departamentos da empresa:

• Peça a todos os departamentos de sua empresa que preparem uma apresentação simples (máximo 10 minutos) sobre o que fazem e sua importância para o sucesso da empresa;


• Sorteie dois departamentos para que apresentem no dia da confraternização o que prepararam.

 

Já fizemos esse tipo de comemoração inúmeras vezes com grande sucesso e participação e o mais importante é que todos os colaboradores, de uma forma ou de outra, se envolveram no conhecimento de clientes, fornecedores e de seus próprios colegas de trabalho.

 

É claro que cada empresa deverá adaptar essas três ideias para a sua realidade concreta. Conheço empresas que decidiram fazer um pequeno teatro sobre clientes e fornecedores. Outras foram até os clientes e fizeram um pequeno filme (em celular mesmo) para ser apresentado no dia da confraternização. Enfim, toda a criatividade deve ser não só permitida como estimulada.

 

As três sugestões não passam de apenas sugestões! O importante é que sua empresa faça alguma coisa diferente e que agregue valor e conhecimento aos colaboradores ao mesmo tempo em que incentive a confraternização, a integração, a cooperação e a alegria. Afinal é dezembro!

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar