Compartilhe
10 de Dezembro de 2014 – 02h11 horas / JM

Motoristas reclamam da falta de estacionamento para carga e descarga na região central da cidade. De acordo com José Maria de Pereira Neto, gerente de uma transportadora, o espaço destinado aos caminhões para entrega de produtos nas lojas é restrito. Existem poucas placas e os motoristas de veículos de passeio não respeitam a legislação. Além disso, o horário determinado para o serviço – das 20h às 6h – está causando transtornos, pois neste período o comércio não está mais funcionando.
 

“Encontrar vagas para carga e descarga em Uberaba não é nada fácil. O galpão da transportadora que trabalho está cheio de caixas com produtos que já deveriam estar nas lojas, mas nossos motoristas não conseguem encontrar um local adequado para distribuição. E quando conseguem uma vaga, não é perto do estabelecimento, precisam caminhar uma longa distância com caixas no carrinho ou nos braços para fazer a entrega. Isto não é certo. A Secretaria de Trânsito precisa fazer um estudo, encontrar  locais disponíveis para que este serviço seja realizado”, explica.
 

Segundo José Neto, as pessoas não respeitam as normas do trânsito e os poucos espaços destinados a carga e descarga, na maioria das vezes, estão ocupados por veículos de passeio. Neste sentido, ele pede para que a Polícia Militar, bem como os agentes da Guarda Municipal, seja mais incisiva. A aplicação de multa por estacionar em local proibido não é suficiente, existem medidas mais rígidas, como a remoção do veículo, que podem ser adotadas, o que, segundo ele, faria com que o motorista pensasse duas vezes antes de cometer o erro. Segundo o gerente, em outros municípios onde presta serviço não há tolerância, assim que é avistada a irregularidade, os veículos são removidos.
 

Outro problema relatado por José Neto é quanto ao horário. “Em cidades grandes, como em capitais, esse sistema de carga e descarga durante a noite até pode funcionar, mas em Uberaba não. As lojas fecham às 18h e depois não fica ninguém para receber os produtos, até mesmo para o proprietário isso é um incômodo. Além de ser perigoso, com risco de assaltos por conta do horário. Essa medida precisa ser repensada”, afirma o gerente, que também reivindica a colocação de placas para carga e descarga em frente de hospitais, pois a entrega de medicamentos e insumos fica complicada devido à falta de vagas. As reivindicações já foram repassadas à Prefeitura, segundo José Neto, e o próprio secretário de Trânsito, Emanuel Kappel, está ciente desta situação, mas nada foi feito ainda.


voltar