Compartilhe
24 de Novembro de 2014 – 11h03 horas / Luiz Marins

Quando perguntamos a mais de 9.500 pessoas “O QUE VOCÊ MAIS QUER EM RELAÇÃO AO SEU EMPREGO?”, 44,6% dos participantes responderam “Sentir-me constantemente treinado e crescendo profissionalmente” e em segundo lugar com 27,4% “Um trabalho desafiante que me dê sentimento de missão e propósito”.  O “Salário” vem em quarto lugar com apenas 7,2%.

O resultado prático dessa enquete tive o prazer de constatar ao visitar uma rede de padarias na cidade de Sorocaba, SP que abriu recentemente sua quarta loja, com mais de 8.000 metros quadrados e que além da padaria, abriga adega, mercearia, frutaria, açougue, frios, salgados e cafés, além de um delicioso restaurante.

Inaugurada em 1957, certificada com ISO 9001 desde 2008, a Padaria Real é nacionalmente conhecida pela sua coxinha de frango com catupiry e pela alta qualidade de seus produtos.

Conversando com herdeiros da terceira geração fiquei impressionado ao ver que todos falaram de um profundo sentimento de missão e propósito em servir, em fazer tudo com extrema qualidade, em formar seus colaboradores e treiná-los constantemente, em usar somente ingredientes da mais alta qualidade. Ao conversar com os colaboradores vi que esse sentimento de missão e propósito havia passado para eles. Do rapaz da recepção às moças dos caixas, pude sentir no olhar, na forma de falar, na gentileza e no respeito, que esses valores estavam realmente instalados em todos e não era apenas um discurso dos proprietários.  Ao conversar com clientes, só encontrei pessoas felizes e encantadas que me perguntavam qual o segredo desse enorme sucesso?

A enquete acima responde o segredo. Seres humanos não trabalham somente pelo salário. Querem ter um sentimento de missão e propósito no que fazem, querem ser reconhecidos e respeitados, sentir-se crescendo a cada dia. E esse sentimento só existirá nos colaboradores se seus líderes genuinamente o tiverem e o comprovarem pelo exemplo, em todos os momentos, todos os dias em qualquer circunstância. Não adianta só falar e não pode haver incoerência entre o discurso e a prática. O exemplo de trabalho, de atenção, de atendimento, de gentileza, de preocupação total com a qualidade fará com que todo o time se contamine com essa excelência. A constante formação, o sentir-se crescendo profissionalmente, completa o quadro do segredo do sucesso.

Pense nisso. Sucesso!


voltar