Compartilhe
16 de Outubro de 2014 – 05h17 horas / Repórter Diário

Na próxima segunda-feira (20), São Caetano passa a contar com uma nova unidade do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). Localizada no posto Atende Fácil da Rua Major Carlos Del Prete, 651 – Centro, a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.

Com capacidade para realizar cerca de 15 mil serviços por mês, o novo Detran em São Caetano terá infraestrutura moderna, novos equipamentos, atendimento com senha, sistema para avaliar os serviços prestados, funcionários treinados e condições de acessibilidade, entre outros benefícios.

Por conta da mudança, nesta sexta-feira (17/10) não haverá atendimento no antigo posto, que fica na Avenida Goiás, 270 – Centro

Prova eletrônica

Agora, quem for tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Caetano não usará mais papel e caneta para fazer o exame teórico, que passará a ser realizado em computadores, com o resultado na hora.

A prova teórica também é feita na renovação da CNH de condutores habilitados antes de 1999, quando não havia exigência do curso de primeiros socorros e direção defensiva. No portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), o candidato pode estudar pelo simulado de prova teórica.

Serviços eletrônicos

No portal do Detran, o cidadão pode realizar 21 serviços de trânsito relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via da habilitação e CNH Definitiva), veículos (comunicação de venda e pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.

O Detran oferece, ainda, dois aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com cinco funcionalidades: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo, pontos da própria CNH e débitos/restrições de veículos de terceiros; e simulado de prova teórica. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.


voltar