Vendas de pneus sofrem queda no 1º bimestre
Compartilhe
18 de Março de 2015 – 03h50 horas / Automotive Business

Os fabricantes de pneus foram fortemente afetados pela redução do ritmo da economia e pela queda na demanda por veículos no primeiro bimestre de 2015.

Dados divulgados pela Anip, entidade que representa esta indústria, apontam que as vendas totais das 11 produtoras do segmento diminuíram 3,4%, para 12,03 milhões de pneus. A maior retração aconteceu nas vendas às montadoras, que caíram 19,4% na comparação com os primeiros dois meses do ano passado.

A principal redução no mercado interno ocorreu no fornecimento de pneus de carga, com baixa de 40,9% nos volumes na comparação com o ano passado. Para a Anip, a queda é consequência do desaquecimento da economia e das dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros e transportadores para modernizar a frota. As exportações totais de pneus recuaram 17%, para 1,85 milhão de unidades, afetadas pela drástica queda de 29,5% nas vendas à Argentina. As importações também caíram como consequência da elevação do dólar em relação ao real. A redução foi de 29,6%, para 3,79 milhões de unidades no primeiro bimestre.

A associação da indústria de pneumáticos avalia que os resultados negativos refletem o cenário nebuloso da economia nacional, com a confiança do consumidor em baixa e o impacto causado pelos ajustes fiscais promovidos pelo governo. A situação se agrava com a falta de competitividade dos fabricantes locais para exportar pneus.

A Anip alerta que, apesar do contexto de contração nos negócios, a produção do setor teve sutil crescimento no primeiro bimestre. Houve alta de 1,1% para 11,83 milhões de unidades. Segundo a entidade, a expansão indica que há descolamento entre o ritmo do mercado e o das fábricas, evidenciando o esforço das empresas para manter a atividade em suas plantas. A situação, no entanto, deve resultar em aumento dos estoques nas fábricas.


voltar