Compartilhe
16 de Fevereiro de 2016 – 05h48 horas / G1 São Paulo

O viaduto Santo Amaro ficará interditado sem prazo para reabertura por causa do acidente entre um caminhão bi trem e um caminhão-taque carregado com gasolina na Avenida dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo, na madrugada de sábado (13), informou a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. Os dois sentidos da avenida, na altura do viaduto, permanecerão bloqueados pelo menos até segunda-feira (15).

A Avenida dos Bandeirantes é importante ligação entre a Marginal Pinheiros e o sistema Anchieta-Imigrantes, que leva o motorista para as praias do litoral Sul de São Paulo. Também possibilita o acesso para o Aeroporto de Congonhas e ao Corredor Norte-Sul. Além disso, é um dos principais caminhos para quem vem ou vai para o ABC.


O acidente entre os dois caminhões provocou uma explosão embaixo do viaduto. O condutor do bi trem que transportava açúcar diz que foi desviar de um carro que tinha invadido a faixa dele quando o sinal fechou e ele não conseguiu parar o veículo. O motorista do caminhão-tanque disse que faria um retorno embaixo do viaduto e passou no sinal verde.


Os engenheiros da Prefeitura vão, até pelo menos segunda-feira, analisar a estrutura do viaduto, providenciar a limpeza do local e fazer o escoramento da estrutura para poder liberar o quanto antes algumas faixas da avenida. É possível que a parte do meio do viaduto tenha que ser demolida, de acordo com a secretaria. A interdição do viaduto continuará até que um estudo decida o que será feito.

 

Segundo a Prefeitura, o trabalho de remoção deve ser feito até o fim da tarde deste sábado. Quanto aos danos no viaduto, o Departamento Jurídico do Município vai avaliar se cabe a cobrança ao motorista que causou o acidente.


Desvios


Na Marginal Pinheiros, no sentido Interlagos, o acesso à Ponte Engenheiro Ari Torres está bloqueado. O motorista deve acessar a ponte Octavio Frias de Oliveira (ponte estaiada) para acesso à Avenida Roberto Marinho.


Na Avenida dos Bandeirantes (sentido Marginal/Imigrantes), o desvio é feito pela rua Guaraiuva, que dá acesso à Avenida Santo Amaro no sentido bairro. Na Bandeirantes (sentido Imigrantes/ Marginal), o desvio é feito pela Alameda dos Nhambiquaras para acesso à Avenida Santo Amaro, no sentido centro.


Na Avenida Santo Amaro (sentido bairro/centro) o acesso é feito pela Rua Demostenes para acesso à Avenida Vereador José Diniz e posteriormente Av. Santo Amaro, no sentido Centro.


Linhas de ônibus remanejadas


A SPTrans também organizou um desvio de pelo menos 30 linhas de ônibus que normalmente passam pelo Viaduto Santo Amaro.


Sentido Centro


Av. Santo Amaro, Rua Demóstenes, Av. Vereador José Diniz, Av. Ibirapuera, Alameda dos Jurupis, Av. Moaci, Av. Bem-Te-Vi, Alameda dos Arauanás, Av. Cotovia, e volta para a Av. Santo Amaro.


Sentido bairro


Av. Santo Amaro, Rua Iraúna, Av. dos Bandeirantes, Rua Alvorada, Rua Doutor Manoel da Rocha, Rua Conceição de Monte Alegre, Rua Texas, Rua Guaraiuva, Av. Padre Antônio José dos Santos, até a Av. Santo Amaro, voltando ao trajeto normal.


Farol vermelho


O condutor do bi trem, carregado de açúcar, disse que conseguiu escapar antes do fogo tomar a cabine. "A moça tentou invadir a minha faixa, eu sai desviei dela, ai deu vermelho [semáforo fechado], o cara já saiu e eu bati nele. Já bateu, já pegou fogo. A minha sorte é que a porta abriu, ai eu peguei e sai", relatou o motorista Manuel Messias da Silva. Ele ficou ferido na perna.


O motorista do caminhão-tanque não se manchucou e disse que foi fazer o retorno embaixo do viaduto, o sinal estava verde para ele e não viu o bi trem. O acidente entre os caminhões provocou uma explosão embaixo do Viaduto Santo Amaro, sentido Imigrantes.


voltar