Compartilhe
08 de Maio de 2015 – 08h17 horas / MAN Latin America

A Volkswagen acaba de criar um grupo integrado de veículos comerciais com um quadro estruturado para negócios com caminhões e ônibus de porte médio e pesado. A Truck & Bus GmbH se torna a nova holding do Grupo Volkswagen para as marcas de veículos comerciais MAN e Scania. A decisão foi tomada no dia 04/05 pelo Conselho Fiscal da Volkswagen AG. Para este propósito, a ações da Scania AB mantidas pela Volkswagen AG serão transferidas para Truck & Bus GmbH. A subsidiária integral da Volkswagen já detém 75,28% dos direitos de voto da MAN SE.

A Truck & Bus GmbH estabelecerá processos específicos para os negócios de veículos comerciais, alavancando o completo potencial de sinergia potencial entre as marcas. A empresa será liderada por Andreas Renschler, membro do conselho de gestão da Volkswagen Aktiengesellschaft. O conselho fiscal, composto por uma base de paridade, será presidido pelo Prof. Dr. Martin Winterkorn, CEO da Volkswagen Aktiengesellschaft: “MAN e Scania são marcas fortes e bem-sucedidas, com uma reputação mundial. Nosso objetivo claro é o de nos tornarmos um líder mundial em caminhões e ônibus, também, e juntar isso à força de trabalho para levar este negócio ao topo da indústria.”

A concretização da holding de veículos comerciais é um marco importante no caminho para chegar à liderança mundial na indústria de veículos comerciais. “Nosso objetivo é levar essa holding ao topo da nossa indústria em termos rentabilidade, tecnologia e, acima de tudo, satisfação dos clientes. Colocar as nossas marcas de veículos comerciais sob o mesmo teto significa que podemos nos concentrar mais firmemente nas necessidades da indústria de caminhões e ônibus e, portanto, acelerar o processo de tomada de decisão”, disse Andreas Renschler. “Para tanto, as marcas MAN e Scania manterão sua independência, alinhadas com o princípio básico da Volkswagen.” A Truck & Bus GmbH irá orientar e coordenar a cooperação entre as três empresas de veículos comerciais: MAN Truck & Bus AG, MAN Latin America e Scania AB.

Os CEO’s da MAN Truck & Bus AG, MAN Latin America Ltda. e Scania AB serão representados na gestão da Truck & Bus GmbH. O objetivo é coordenar a estratégia, desenvolvimento, recursos humanos, compras e outras questões entre as marcas. Isso levará a uma comunicação mais próxima entre as marcas, caminhos mais curtos na tomada de decisão e implementações mais rápidas.

O presidente do conselho de trabalhadores do Grupo Volkswagen, Bernd Osterloh, ressaltou que “junto com os nossos colegas da MAN e da Scania, nós apoiamos a criação da holding. Precisamos de claras estruturas no Grupo para agir rapidamente e com flexibilidade nas várias áreas de negócio. Ao mesmo tempo, a holding reforça os direitos de participação dos funcionários. Pela primeira vez em um Conselho Fiscal, os funcionários da MAN, Scania e Volkswagen terão representantes discutindo as estratégias certas para o nosso grupo integrado de veículos comerciais juntamente com os acionistas. Apoiamos o objetivo de assumir o nosso lugar entre os principais competidores do mundo. Para isso, como sempre, garantiremos que haja um equilíbrio entre eficiência econômica e empregos seguros.” O próprio Osterloh se tornará um membro do Conselho Fiscal da Truck & Bus GmbH. Ele será acompanhado no órgão de controle do grupo integrado de veículos comerciais por um representante adicional dos funcionários da Volkswagen e dois representantes dos funcionários da MAN e também da Scania.

 

Como fabricante de veículos comerciais leves, a Volkswagen Veículos Comerciais também fará parte do grupo integrado de veículos comerciais e responderá a Andreas Renschler; além disso, a marca continuará a manter laços estreitos com a Volkswagen Automóveis (Volkswagen Passenger Cars) onde as sinergias estão principalmente concentradas.


voltar