Workshop Comjovem lança Laboratório e apresenta startups
Compartilhe
21 de Junho de 2017 – 07h11 horas / SETCESP

Aconteceu no dia 21 de junho, na sede do SETCESP, a edição de 2017 do Workshop Comjovem, que neste ano teve o tema “Inovação e Gestão – Soluções para aumento da produtividade no TRC”.


O presidente do SETCESP, Tayguara Helou, abriu o evento falando sobre a importância da busca constante de inovações que tragam maior eficiência para o setor. “Eu acredito que é sempre possível aperfeiçoar a forma de fazer as coisas e é isso que estamos buscando aqui no SETCESP”, comentou.


Helou se referia ao Laboratório SETCESP de Inovação, “A ideia surgiu durante a viagem técnica, realizada no ano passado para o Vale do Silício, nos Estados Unidos. Lá a inovação está em todos os lugares, em cada esquina há um projeto de produto ou serviço revolucionário. Então percebi que era hora de fomentar esta cultura aqui no Brasil e no nosso setor”.


Dando boas-vindas ao público, Barbara Calderani, diretora da Comjovem São Paulo, falou sobre a importância da participação do jovem empresário na gestão das transportadoras. “O jovem tem uma visão mais arrojada e energia para inovar e renovar”, reforçou ao final de seu discurso.


Abrindo a programação de palestras do evento, Cileneu Nunes, CEO da Upaya, consultoria e aceleradora de startups, falou sobre a realidade das startups no transporte. “O digital está em tudo e na logística não é diferente. A cada serviço que a empresa presta, há uma série de outras startups que oferecem uma parte deste serviço de forma mais inovadora e com menor custo, este é o mundo das startups”, comentou.


Guilherme Juliani mostrou, na prática, como é possível repensar a operação de transporte inovando dentro da própria empresa ao apresentar a Levoo, aplicativo que gerencia uma rede de pessoas físicas para realizarem entregas de extrema urgência para os clientes da FlashCourier, transportadora que desenvolveu o projeto.


Após o intervalo para almoço, o público pode visitar a Feira de Negócios na qual os principais fornecedores do setor de transporte ofereceram condições comerciais exclusivas para contratação de serviços e compra de produtos durante o evento. Na feira, estavam presentes a Angellira, Apisul, Autotrac, BGMRodotec, Buonny, Consórcio Maggi, De Nigris, Facchini, Ford, Ituran, Ipiranga, InfoA2 Evolution, Man Latin America, Mercedes-Benz, MoveMais, Omnilink, Pamcary, Petrobras, Sascar, Scania, Ticket Log, VB e Vipal.


Retomando a programação do Workshop Comjovem, Tayguara Helou fez o lançamento oficial do Laboratório SETCESP de Inovação, serviço criado para fomentar o desenvolvimento de novos produtos e serviços para o transporte rodoviário de cargas. “O objetivo da entidade é promover a maior eficiência do setor e ajudar as empresas a tornarem seus projetos viáveis”, comentou Tayguara.


Na sequência, Anírio Neto, diretor técnico de TI do SETCESP e coordenador do Laboratório, explicou como funcionará, na prática, a validação das ideias e mentoria dos projetos. “O Laboratório é a melhor opção para os empreendedores que pretendem atuar no setor de transporte de carga e logística. Vamos trabalhar para que as soluções cheguem ao setor com maior aderência à realidade das transportadoras”, complementou Neto.


As startups que já estão participando do Laboratório SETCESP de Inovação fizeram uma breve apresentação de seus projetos e responderam as perguntas do público que se interessou em conhecer mais sobre estas inovações que, em breve, chegarão ao setor:


23 Cargo – mede as informações de toda a cadeia logística em tempo real em um ambiente totalmente na nuvem no qual a empresa paga somente pelo que usa e não precisa fazer nenhum investimento inicial em software ou hardware


Kolektiva – solução de armários inteligentes para coleta e entrega de produtos, gerenciados eletronicamente e que podem ser alocados fisicamente em diversos locais, permitindo ao usuário a retirada da mercadoria no horário de melhor conveniência


Avitus – equipamento baseado na eficiência energética que melhora a aerodinâmica do veículo, reduzindo o arrasto e gerando economia de combustível e pneus e melhorando a estabilidade do veículo


Movieit – sistema embarcado de monitoramento do veículo por câmeras com acesso on-line, em tempo real, às imagens que são integradas às informações de outros sistemas embarcados, como rastreadores e telemetria, para uma avaliação ampla de ocorrências


Concore – sistema baseado em workflow para integração, gerenciamento, armazenamento e segurança de informações possibilitando a personalização de relatórios gerenciais para tomada rápida de decisões


A última palestra do dia foi de Tallis Gomes, fundador da multipremiada Easy Táxi e da SINGU, que falou sobre como as empresas tradicionais podem se reinventar usando mecanismos de inovação.


“Foque em um nicho promissor, tenha um propósito claro e faça reuniões de trabalho com grupos de pessoas diferentes focadas em resolver um problema e não em desenvolver um novo produto ou serviço. Quando a gente mistura pessoas com experiências, conhecimentos e culturas diferentes umas das outras chegamos a soluções diferenciadas e incríveis que não seriam conseguidas em um grupo de iguais”, foi a dica de Tallis ao público de empresários e empreendedores presentes no evento.

 

Finalizando o evento, Barbara Calderani realizou o sorteio de brindes e prêmios oferecidos pelos expositores da Feira de Negócios e agradeceu ao público presente convidando a todos para o happy hour.


“O objetivo da Comjovem é promover networking, conhecimento e experiências e, com certeza, conseguimos isso no evento de hoje”, encerrou Barbara.

 

Para ver as fotos do evento, acesse nossa página no Facebook.

 

Para saber mais e se inscrever no Laboratório SETCESP de Inovação, envie sua mensagem para laboratorio@setcesp.org.br .

 

* Clique nos nomes dos palestrantes e das startups para ter acesso ao conteúdo das apresentações.


voltar