31º Fórum Paulista do TRC debate sobre Mobilidade Urbana Sustentável
Compartilhe
23 de Agosto de 2017 – 06h05 horas / SETCESP

Nesta quarta-feira (23) foi realizado na sede do SETCESP o 31º Fórum Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas – Mobilidade e Abastecimento Urbano. O presidente da entidade, Tayguara Helou, abriu o evento dando boas-vindas aos presentes e comentando alguns dados, que foram apresentados na última edição do CONET&Intersindical, sobre a defasagem do frete e também sobre a queda do faturamento das empresas de transporte.

 

“É muito importante falar sobre as tarifas, pois é a partir da cobrança de um frete justo que as empresas de transporte crescerão com sustentabilidade e assim poderão ajudar na recuperação da economia nacional”, ressaltou Tayguara.

 

O primeiro painel do Fórum teve como tema “Mobilidade Urbana Sustentável: Soluções para produtividade na distribuição de cargas” e contou com a participação de Márcio D’Agosto – Profº do COPPE da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do PLVB – Programa Logística Verde Brasil e de Ricardo Melchiori, diretor técnico da RGLOG, empresa membro do programa.

 

Em sua apresentação, Márcio D’Agosto, apresentou o PLVB, que tem como principal objetivo aprimorar a eficiência logística reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa e protegendo o meio ambiente. A cartilha de boas práticas do programa está disponível aqui

 

“O programa busca divulgar como o transportador pode atuar de forma mais eficiente na sua atividade e assim diminuir custos e gerar ganhos sociais para o meio ambiente e para a sociedade reduzindo os impactos que ele está gerando. O PLVB procura ser o mais inclusivo possível, por isso o programa considera a participação de embarcadores de carga, de transportadores e também de empresas que denominamos como provedores de soluções, como por exemplo, as montadoras de veículos. Todos são bem-vindos a pensar em soluções para a sustentabilidade no transporte”, enfatiza Marcio.

 

Seguindo com o painel, Ricardo Melchiori apresentou os resultados da RGLOG. “Para a RGLOG foi importante participar do PLVB porque como operador logístico nós conseguimos dar uma contribuição de onde o programa pode ser aplicado nas empresas de transporte. Por outro lado, também encontramos um fórum de discussão de outros problemas que, no final, acabam impactando na sustentabilidade das operações”, afirma Ricardo.

 

No segundo painel do Fórum aconteceu o Lançamento do Caderno Técnico das Restrições de Circulação na Grande RMSP.

 

Finalizando o evento o Diretor de Especialidade de Abastecimento e Distribuição do SETCESP, Marinaldo B. Reis apresentou os resultados da Pesquisa do Índice de Eficiência no Recebimento 2017 e a premiação das redes com melhores resultados.

 

O presidente do SETCESP, Tayguara Helou, encerrou o evento ressaltando a importância do Fórum. “Há anos estamos discutindo as questões da mobilidade urbana aqui no SETCESP para promover o desenvolvimento econômico na Grande Região Metropolitana de São Paulo e em todo o Brasil”, conclui Tayguara.

 

O conteúdo da apresentação do professor Márcio D'Agosto pode ser conferido na íntegra aqui

 

O conteúdo da apresentação diretor técnico da RGLOG, Ricardo Melchiori, pode ser acessado aqui


voltar